O cooperativismo na luta contra fome
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Paraná - Aqui no Paraná, a entrega dos quase 600 mil quilos de produtos doados pelas cooperativas paranaenses ao programa Fome Zero, acontecerá no próximo dia 4 de abril, local e hora a ser confirmado. Segundo orientação do comando nacional do programa, os alimentos arrecadados no estado, aqui deverão ser distribuídos, facilitando assim o transporte e na agilidade para que a comida chegue as mãos das famílias necessitadas. A Ocepar está mantendo contatos com o governo do Estado do Paraná, através da coordenadoria de Projetos Especiais de Enfrentamento da Pobreza da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e do Comitê de Entidades Públicas e Privadas no Combate a Fome e Pela Vida (Coep-Paraná), para elaborar um amplo mapeamento dos principais municípios onde estas doações deverão chegar. “Tão logo tenhamos informações iremos comunicar a data e o local da entrega das doações no Paraná”, informou o presidente, João Paulo Koslovski.
Doações - Até agora há 4 milhões de quilos de alimentos disponíveis ao programa em todo o Brasil. Só em Brasília haverá a entrega, amanhã, no armazém da Conab, de 12 mil litros de leite, 24.600 litros de óleo de soja, 12 mil quilos de soja em grão, 50 mil quilos de milho e 500 quilos de farinha de trigo. A proposta das cooperativas é doar 24 milhões de quilos de gêneros alimentícios ao longo dos próximos meses, quantidade suficiente para alimentar 800 mil famílias (de quatro a cinco pessoas) durante 30 dias.
Adesões - O movimento conta, até agora, com a adesão de 467 cooperativas ao programa. A OCB representa 7.549 cooperativas em todo país divididas em 13 ramos de atividades: Agropecuário, Consumo, Crédito,Educacional, Especial, Habitacional, Infra-estrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Turismo e Transporte. Aproximadamente 5,2 milhões de brasileiros são associados a cooperativas, que empregam mais de 170 mil pessoas. Local – Conab - Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) Sul trecho 5 – lotes 300/400.
Cocamar - A contribuição da Cocamar para a campanha Fome Zero, do governo Lula, saiu na última quarta-feira à noite de Maringá, com destino a Brasília: um caminhão carregando 700 caixas de óleo de soja produzido pela própria cooperativa. “Não poderíamos ficar ausentes a um chamamento como este”, comentou o vice-presidente da organização, José Fernandes Jardim Júnior, lembrando a proximidade da Cocamar com o presidente Lula e com o ministro coordenador da campanha, José Graziano, que, por duas vezes, visitaram a cooperativa em 2002. Segundo Fernandes, a contribuição faz parte, também, do trabalho de responsabilidade social desenvolvido pela Cocamar, que prevê, entre outras iniciativas, o apoio a mais de 150 entidades de assistência a carentes em Maringá e região, através do programa de voluntariado Cocamor. “Entendemos que o cooperativismo, sendo uma vertente para o desenvolvimento, tem o papel também, sempre que possível, de ajudar a aplacar o sofrimento dos menos favorecidos”, completou o vice-presidente da cooperativa.