OCB: Cooperativas francesas conhecem sistema brasileiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cinqüenta pessoas representando 29 cooperativas francesas, assistiram na última sexta-feira (25/01), em Brasília, uma palestra sobre o cooperativismo brasileiro, ministrada pelo técnico de Mercados do Sistema OCB, Gustavo Prado. O palestra foi realizada em atendimento ao convite da Secretaria de Relações Agrícolas Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entre as cooperativas presentes estava a Euralis, grupo cooperativo líder no setor agroalimentar da França. A Euralis destaca-se na produção e comercialização de milho, oleaginosas e horticultura e na gastronomia, com a fabricação de patês.

Assuntos tratados - "O interesse dos franceses é conhecer o agronegócio, o sistema cooperativo e a agroenergia brasileira", disse Prado. Durante a palestra, o técnico da OCB apresentou o cenário atual e tendências do Sistema Cooperativista Brasileiro, além de falar da inserção das cooperativas no processo produtivo da agroenergia. 

Apoio privado e governamental - Além disso, mostrou necessidades de buscar apoio privado e governamental para sanar problemas de crise, logística e comercial, e de consolidar novas parcerias comerciais para promover o acesso a mercados de produtos de cooperativas, sobretudo com as empresas francesas. "Não há cooperativa eficiente com cooperados ineficientes e não há cooperados eficientes com cooperativa ineficiente. A cooperativa só desempenhará o seu papel promotor de desenvolvimento e de justiça social se apresentar eficiência econômica resultante de sua gestão profissional. "Cooperativismo é Economia Social", foi a mensagem que Prado deixou aos cooperados franceses. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados