OCB: Presidente propõe medidas para amenizar impacto cambial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Linhas especiais de financiamento, regime específico de aquisição de bens de capital para cooperativas agropecuárias exportadoras, redução da CPMF e desoneração tributária sobre a folha de pagamento. Estas foram algumas das propostas apresentadas na terça-feira (14/08) pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, em Brasília (DF), para minimizar os impactos do câmbio no setor rural. Freitas participou de uma Audiência Pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, sobre o tema ”A questão do desequilíbrio cambial no setor rural”.  

Reivindicações - “Temos que lutar para que essas reivindicações sejam atendidas, os impactos sejam reduzidos e, assim, o produtor rural possa recuperar sua capacidade de renda”, disse Freitas. Ele ressaltou que a redução da taxa de juros representaria para o produtor uma economia de praticamente R$ 1,5 bilhão e fez um paralelo com os prejuízos gerados pelo aumento nos preços dos fertilizantes, que chegam a um valor próximo de R$ 4 bilhões. Em sua participação no debate, o presidente do Sistema OCB apresentou uma análise dos impactos do câmbio e dos preços dos fertilizantes sobre a renda do produtor.

Mais investimentos - O presidente do Comitê de Agronegócios da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, também participou da audiência e fez coro com as reivindicações apresentadas por Freitas. "Se a taxa de juros cair, haverá mais investimentos no agronegócio. É preciso voltar a pensar em incentivos fiscais e aumentar os investimentos em infra-estrutura", completou.  O encontro contou com a participação desses e outros representantes de instituições ligadas ao meio rural, além de parlamentares. (Imprensa OCB)

Conteúdos Relacionados