OCESC: 6.º Encontro Estadual de Mulheres acontece dias 10 e 11 de outubro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) promove nos dias 10 e 11 de outubro, o 6o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no CentroSul, em Florianópolis. Promovido pela Ocesc e patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), o encontro reunirá cerca de 500 mulheres ligadas a todos os ramos do cooperativismo catarinense.

Início - A programação do dia 10 inicia às 8h15, com solenidade de abertura seguida de palestra com o tema: "Cooperativismo Catarinense", com o presidente da Ocesc, Neivor Canton. Às 10h30, a presidente da Unimed Vale do Iguaçu, especialista em infectologia e hansenologia, Suzanne Leite Pereira, fará palestra sonre "Saúde da Mulher". Às 12 horas o almoço será no local do evento.

Qualidade de vida - À tarde, 13h30, um dos maiores conferencistas da atualidade, Carlos Hilsdorf, para a palestra "Qualidade de Vida e motivação". Às 15h30, ocorrerá a apresentação do case da Cooper A1, de Palmitos (SC). Às 16h15, o coordenador do Projeto Cooperação Fábio Brotto comandará atividades cooperativistas com foco na cooperação e comprometimento. O encerramento está previsto para às 17h45. Às 19h30, as mulheres cooperativistas farão visita ao Shopping Beiramar onde às 20 horas, no 6° andar, haverá jantar de confraternização. No dia 11, às 8h30, o especialista em motivação humana, Ainor Lotério, prelecionará sobre "Família, inteligência cooperativa e qualidade de vida". A partir das 10h30, ocorrerão as avaliações, entregas de certificados e a definições para o próximo encontro.

Representatividade - O sistema Ocesc representa 12% do PIB estadual e é formado por 252 cooperativas em atividade dos ramos agropecuário, consumo, crédito, educação, especial, habitação, infra-estrutura, mineração, produção, saúde, trabalho e transporte. No conjunto, reúnem 672.000 cooperados (associados), o que permite concluir que - considerados os familiares - um terço da população de Santa Catarina está diretamente vinculado ao cooperativismo. Para a consecução de suas atividades, as sociedades cooperativas empregam diretamente 22.000 pessoas.

Participação feminina - Nesse contexto cresce, a cada ano, a participação da mulher, tanto no quadro social quanto nos quadros de comando das cooperativas: na média geral, 27% dos associados às cooperativas são mulheres. (Imprensa Ocesc)

Conteúdos Relacionados