OCESC: Parlamentares prestam contas no Fórum de presidentes de cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Parlamentares federais e estaduais fizeram um balanço da atuação em defesa do cooperativismo no Poder legislativo durante o Fórum dos Presidentes de Cooperativas de Santa Catarina, promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), na última semana, em Treze Tílias, evento que reuniu cerca de 200 dirigentes.
Ato cooperativo - O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional, deputado Odacir Zonta (PP), relatou a tramitação de matérias essenciais no Congresso Nacional. A frente elegeu como prioridade a regulamentação do ato cooperativo, ou seja, a relação dos associados com sua própria cooperativa e a nova lei cooperativista, em discussão no Congresso há mais de dez anos.
Audiências públicas - O deputado federal Cláudio Vignatti (PT), na condição de relator do PPA, anunciou que realizará em todo país audiências públicas para definir as prioridades do plano plurianual de investimentos. O PPA prevê R$ 3 trilhões e 300 bilhões de reais para grandes obras e programas federais. O deputado federal Edinho Bez (PMDB) analisou a conjuntura política e econômica.
Frencoop em SC - Ex-secretário de agricultura de Santa Catarina, o deputado estadual Moacir Sopelsa (PMDB) comunicou a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, formada por 21 parlamentares de todos os partidos. O deputado Herneus De Nadal (PMDB) relatou os esforços para harmonizar a legislação ambiental e a atividade econômica da agropecuária.
Importância do cooperativismo - O Fórum foi instalado com pronunciamento do presidente da Ocesc, Neivor Canton, destacando a importância do cooperativismo na economia catarinense. O vice-presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Ronaldo Scucato, disse que as cooperativas devem trabalhar de forma sistêmica e integrada, ampliando a intercooperação. Reclamou dos escândalos, desmandos e má conduta das classes dirigentes, alertando que "quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito".
Balanço - O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul, Casildo Maldaner, fez um balanço das ações do BRDE na promoção do desenvolvimento econômico catarinense. O chefe do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, Hugo Braga, palestrou sobre "Aquecimento global e suas conseqüências". Os diretores do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) - José Martins de Godoy e Raimundo Godoy - prelecionaram sobre o tema "Gestão moderna em Cooperativas".
Certificação - No Fórum de Presidentes, a Ocesc outorgou o certificado de autogestão para a Cooperativa de Produção e Abastecimento Vale do Itajaí (Cooper, de Blumenau); a Cooperativa Central de Crédito Urbano de SC (Cecred, de Blumenau), a Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera, de Forquilhinha) e a Cooperativa de Trabalho Médico Alto Vale (Unimed de Rio do Sul).
Diretoria de cooperativismo - Ao final, o secretario de estado do desenvolvimento econômico sustentável, Jean Kuhlmann, anunciou a criação da diretoria de cooperativismo, para a qual foi nomeado Paulo Von Dokonal. O secretário apresentou os programas de desenvolvimento da empresa catarinense (Prodec) e geração de emprego e renda no território catarinense (Pró-emprego). (Imprensa Ocesc)