OCESC: Presidente destaca a importância da Unimed no cooperativismo de saúde

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Neivor Canton, destacou a importância do cooperativismo de saúde no Brasil e no mundo, durante palestra do Curso de Cooperativismo do Complexo Unimed Chapecó, nesta semana, no auditório da cooperativa médica. A atividade objetivou apresentar o sistema cooperativista aos novos médicos interessados em ingressar na cooperativa de trabalho médico, reuniu membros da diretoria executiva do Complexo de Saúde e colaboradores. A condução dos trabalhos foi do conselheiro da Unimed Chapecó, médico anestesiologista e diretor do Hospital, Arno Hepp, e da responsável pelo Programa UniVocê, Alessandra Roque de Lima.

Ramos - Canton lembrou que, no Brasil são 13 ramos do setor cooperativista: Agropecuário, Consumo, Crédito, Infra-estrutura, Trabalho, Saúde, Habitacional, Educacional, Transporte, Produção, Turismo e Lazer, Mineral e Especial. Em Santa Catarina, as cooperativas no conjunto, reúnem 716 mil famílias, o que permite concluir que - considerados os familiares - um terço da população catarinense está diretamente vinculado ao cooperativismo. O ramo de Saúde, no Brasil, apresenta 869 cooperativas, cerca de 350 mil cooperados com aproximadamente 35 mil empregados.

256 cooperativas em SC - No estado catarinense, existem 256 cooperativas em funcionamento e, no ramo de Saúde são 33 que reúnem 8.720 cooperados, com destaque para a Unimed como modelo de sistema de atendimento em saúde.  Canton lembrou que o sistema Unimed é a maior organização de trabalho médico da América Latina, que nasceu em Santos (SP), em 1967 e, hoje, estende seus serviços por todo o Brasil. Em SC, são mais de 33 unidades de atendimento do sistema cooperativista em saúde.

Atendimento é exemplo - A Unimed Chapecó estruturou um dos melhores atendimentos médico e hospitalar sulbrasileiro. Há nove anos mantém hospital próprio, o primeiro do sistema em Santa Catarina. A comunidade "unimediana" cresceu e reúne, atualmente, 180 médicos cooperados, mantém 360 colaboradores e atende a uma clientela formada por 35.000 usuários de planos de saúde Unimed e beneficiários de outros planos dos setores público e privado. Atualmente a Unimed detém 75% do mercado regional de planos de saúde. "Estes dados demonstram como é possível apostar na organização cooperativista e garantir assim um bom atendimento na área de saúde", considerou Neivor Canton.

Curso de Cooperativismo -  O curso para ingresso de novos médicos na Unimed Chapecó é realizado em três módulos. O segundo módulo acontecerá no dia 24 de novembro, sábado, e o terceiro módulo no dia 1o de dezembro, ambos no horário das 8 às 12 horas, no auditório da cooperativa médica. (Imprensa Ocesc)

Conteúdos Relacionados