OCESC: SC tem comitê estadual do jovem cooperativista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os jovens participarão, pela primeira vez, do organismo de cúpula do sistema cooperativista nacional. A conquista é um reflexo do 9º Encontro dos Jovens Agricultores Cooperativistas Catarinenses (Ejacc), encerrado em Concórdia, sob promoção da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). A participação será instrumentalizada através do recém-criado Comitê Estadual do Jovem Cooperativista, constituído oficialmente durante o Ejacc. No primeiro trimestre de 2007, os membros do comitê participarão de encontro interestadual Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Desse encontro sairão cinco representantes para participarem do encontro nacional, em julho, culminando com a indicação de um representante para o Conselho Deliberativo da Organização das Cooperativas Brasileiras.
Avanço - O presidente da Ocesc, Neivor Canton, considera um grande avanço a presença de um jovem no conselho deliberativo do órgão máximo do sistema. “Os jovens representam a clientela prioritária das cooperativas brasileiras, por isso, educá-los e prepará-los para a cooperação é nosso compromisso”, resume. As articulações para inserção do jovem se iniciaram no I Encontro Nacional de Jovens Empreendedores Cooperativistas, em agosto de 2002, no município de Bonito (MS), quando foi proposta a constituição do Conselho Consultivo de Jovens Empreendedores Cooperativistas. Em 2004, durante o II Encontro Nacional de Jovens Cooperativistas, em Brasília, foi formada a Comissão Provisória de Jovens Cooperativistas, na qual Santa Catarina está representada por Alério Vanroo, da Cravil, de Rio do Sul. A Comissão Provisória já apresentou o plano de trabalho aos Superintendentes e participantes dos Seminários de Tendências e vem mantendo relacionamento com as cooperativas que sustentam programas para jovens cooperativistas, entre 17 a 25 anos. O objetivo é a Criação do Comitê Estadual. Cada Cooperativa pode indicar um ou dois jovens para a formação do Comitê Estadual. Canton antecipou que, em 2007, serão realizados vários encontros regionais e, até julho de 2007, estará consolidado o Movimento Jovem Cooperativista e a formação do Comitê Nacional com a indicação de um representante ao Conselho Deliberativo Nacional.
Composição - O Comitê Estadual de Jovens Cooperativistas de Santa Catarina é constituído por 12 líderes de seis cooperativas: Alério Vanroo (Cravil), Douglas Dellazzari, Douglas Galon, Jorge Rodrigo Bassani e Josiane Graff (Copérdia), Rafael dos Santos e Adriano Piva dos Santos (Cooperja), Patrícia Duminelli Vitalli e Messias Vargas Pereira(Coopersulca), Fernando Luiz Deitos e Adriana Deitos (Coperio) e Eduardo Ansolin (Cooperalfa). (MB Comunicação)