OCESC: Uso da mídia digital na comunicação cooperativista é debatido em SC
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As possibilidades da mídia digital e seu emprego nas assessorias de comunicação de sociedades cooperativas foram os temas que reuniram jornalistas, relações públicas e outros profissionais da área no 6º Encontro de Assessores de Comunicação do sistema cooperativista catarinense, nesta semana, em Florianópolis (SC). O encontro foi promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), com o apoio da unidade estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a participação de 30 comunicadores, entre eles, o jornalista e coordenador do setor de Imprensa e Comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, convidado a participar do evento.
Workshop - Em forma de workshop, o encontro teve como palestrante e instrutora a professora Pollyana Ferrari, jornalista e doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo, e como coordenador, o assessor de Comunicação do Sistema Ocesc-Sescoop/SC, Marcos Antonio Bedin. "Os assessores devem experimentar novos formatos jornalísticos que potencializam as novas tecnologias", ressaltou Pollyana. Destacou que a internet é um ambiente aberto por excelência e novas invenções surgem dia após dia, com ferramentas para enriquecer a experiência do usuário. "Antes o usuário era espectador, agora, é publicador e protagonista da ação. Em razão da natureza de compartilhamento e troca, os jornalistas deixarão de ser os mediadores entre as organizações e seus diversos públicos", complementou.
Ferramentas e estratégias - As ferramentas e estratégias para a internet como aliadas no esforço de comunicação interna e externa das cooperativas também foram estudadas. Nesse cenário, priorizou-se o emprego das redes sociais que buscam aumentar a integração de seus colaboradores e o fluxo de informações entre suas divisões, departamentos e cooperativas, fortalecendo as funcionalidades e recursos existentes nos conteúdos oferecidos pela Assessoria de Imprensa. "Tornou-se imperioso gerar ambientes de troca de informações, de experiências e casos de sucesso beneficiando cooperados, dirigentes, trabalhadores e a sociedade em geral", enfatizou. O workshop teve como pano de fundo o fenômeno da Web 2.0, definida como a segunda geração de serviços disponíveis na internet, o que permite às pessoas colaborarem e compartilharem informações online. (Ocesc)