OPINIÃO: Cooperativismo, o caminho para um mundo melhor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 Luiz Lourenço (*)


A Semana do Cooperativismo apresenta-se como uma oportunidade para que possamos refletir sobre a importância desse sistema para o futuro da humanidade e, por que não dizer também, do próprio planeta. Numa época em que a globalização promove a fusão de grandes corporações e a velocidade da informação simplesmente elimina as distâncias entre os continentes, o cooperativismo assume um papel crucial na defesa dos pequenos. No ramo agropecuário, a soma de agricultores é a única forma de garantir sua sobrevivência e, também, prosperidade.


Produto dessa união de forças e ideais, a Cocamar tem trabalhado muito desde a sua fundação para oferecer estruturas visando a apoiar os produtores, bem como novas alternativas voltadas à viabilização de seus negócios. Com toda a certeza, não fosse pela atuação da cooperativa, que está ao lado dos cooperados durante todos os dias do ano, grande parte deles já teria deixado o campo.
A cooperativa gera benefícios visíveis – na forma de melhor qualidade de vida à sua gente, geração de postos de trabalho, agregação de valor etc – e também os que nem sempre são percebidos. Por exemplo: ela é uma reguladora de mercado, ditando parâmetros de preços que refletem a realidade – e são seguidos pela concorrência.


O cooperado da Cocamar, mesmo o de pequeno porte, sabe que pode contar com uma instituição confiável, onde está em absoluta segurança. Aqui ele tornou-se também um industrial, transformando suas safras em produtos que são levados para as gôndolas dos supermercados e, de lá, para a mesa de milhares de consumidores.


Vale a pena, portanto, continuar apostando no cooperativismo. O sistema é o lado humano em meio a toda essa frenética corrida da globalização. Mais do que isso: um sistema comprometido com o desenvolvimento, mas de forma responsável e interessada em contribuir com ações práticas para um mundo mais justo. E, longe de ser uma retórica, o cooperativismo que temos aqui é – com todas as letras - o futuro tão sonhado por inúmeras outras comunidades onde o sistema ainda não existe.
 
(*) Presidente da Cocamar

Conteúdos Relacionados