OPINIÃO: É preciso impulsionar as exportações e melhorar o desempenho no mercado interno

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O ano está terminando com alto volume de leite em todo o território nacional. Nos últimos meses, foram registrados os maiores índices de captação, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No entanto, se acumularmos a média anual, perceberemos que a produção, este ano, não terá aumento expressivo.

No momento, esse volume está pressionando os preços do mercado interno para baixo. A impressão que se tem é a de que tudo o que subiu foi no inverno, e agora está em queda ? até além do limite. Esses altos e baixos são extremamente prejudiciais à nossa agropecuária leiteira, dificultando a profissionalização do segmento.

O mercado interno ficou de cabeça para baixo. Mas e o mercado lá fora? As exportações recomeçaram, e os preços, que estavam reagindo muito bem, deram uma parada, assim como ocorreu com a maioria das commodities agrícolas. O mercado ainda está apreensivo e os vendedores acham que tem espaço para subir mais. Já os compradores, tentam segurar porque ainda existe certa disponibilidade no mercado. Nos próximos meses, veremos no que vai dar essa ?queda de braço?.

Enquanto isso, a Confepar vem aumentando os esforços nas exportações e na venda de leite em pó para o mercado interno, buscando diminuir a pressão no queijo e no leite longa vida, que estão com os preços em queda vertiginosa.

Também temos aumentado a prestação de serviços, o que colabora para diminuir a pressão baixista nos preços. Isso porque, esse leite será retirado do mercado neste momento de alta produção e desovado na entressafra - período em que tradicionalmente ocorre falta de produtos.

Com isso, entendemos estar contribuindo para o fortalecimento da pecuária e, também, para um bom 2010, impulsionado, principalmente, pelas exportações e pelo desempenho do mercado interno. Temos de estar atentos à economia mundial.

Renato José Beleze

Presidente da Confepar

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