OPINIÃO: Senador atribui crescimento negativo da economia à falta de políticas públicas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

OPINIÃO:
Senador atribui crescimento negativo da economia à falta de políticas públicas                                              
O senador Osmar Dias (PDT/PR) considera que o crescimento pífio apresentado pela economia brasileira no último trimestre, de 0,5%, é resultado da falta de políticas públicas conseqüentes e de apoio ao setor produtivo, especialmente à agricultura. “A indústria cresceu 0,6%, o setor de serviços, 0,4% e a agricultura, 1,1%. Isso é resultado da falta de políticas públicas de apoio aos que querem produzir e crescer. Não vamos crescer nem competir sem investimentos nos setores que mais geram empregos, como é o agronegócio”, afirmou. Segundo o senador, o governo federal não está prevendo recursos suficientes para a sanidade animal e para o seguro de renda aos produtores. “Os estudos dizem que seriam necessários R$ 500 milhões no fundo de seguro de renda para dar suporte aos agricultores no caso de ocorrência de catástrofes climáticas. Mas o governo nada faz”, disse.

Alerta - O senador voltou a alertar para a possibilidade de ocorrência de perdas financeiras incalculáveis e desemprego no setor de carnes diante da iminência de entrada no país de doenças no plantel de aves e suínos e no rebanho bovino. “Enquanto não houver uma política homogênea de sanidade animal entre os países do Mercosul estaremos sob risco da ocorrência de doenças como a febre aftosa e outras endemias”. Osmar cobrou mais investimentos também no setor industrial. “Nesse ritmo, caminhamos para a desindustrialização do país. Os empresários precisam de apoio e o país precisa de investimentos em ciência e tecnologia”, defendeu.

Paraná - Osmar também analisou o crescimento negativo da economia paranaense e atribuiu o desempenho aos equívocos do governo do Estado. “Pela primeira vez na história, o Paraná está contribuindo negativamente para o crescimento da economia brasileira. E essa situação acontece porque o governo é equivocado, espanta investidores e não tem um programa conseqüente de apoio aos agricultores e aos empresários”. Segundo o senador, o presidente Lula precisa reunir-se com os governadores não apenas para atraí-los a um governo de coalizão, “mas principalmente para pedir que os governos estaduais ajam com responsabilidade e seriedade na implantação de políticas públicas que levem ao crescimento econômico”. (Assessoria Parlamentar)

 

Conteúdos Relacionados