ORIENTAÇÃO: Percevejos costumam atacar lavouras de soja nesta época

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o desenvolvimento das lavouras de soja, os problemas com as pragas são comuns nesta época. As lavouras estão entrando na fase reprodutiva na maioria dos estados brasileiros e nesta época os percevejos acabam trazendo dor de cabeça aos produtores. Com o calor e umidade os percevejos têm boas condições de reprodução. Basicamente dois tipos atacam a soja: o percevejo pequeno (Piezodorus guildinii) é um adulto com corpo verde e mede aproximadamente 10 mm, tornando-se amarelado no final de ciclo. Pode colocar de 15 a 20 ovos de cor preta.


Características - O percevejo verde (Nezara viridula) é agressivo e com postura aproximada de 100 ovos. Sua coloração passa da cor alaranjada a verde na fase adulta. Ao se alimentar nos grãos, os percevejos diminuem o peso e tamanho. Além disso, injetam toxinas nos grãos por onde penetram microorganismos que determinam o chocamento deles. São responsáveis pelo atraso na maturação da soja quando em grande concentração. Para o controle destas pragas é recomendado que sejam feitas vistorias constantes nas lavouras e constatando a presença dos percevejos é obrigatório que seja feito o controle.


O que usar - Os produtos recomendados para esta praga estão no sistema Agrolinkfito (http://www.agrolink.com.br/agrolinkfito/default.aspx), onde também constam todos os ativos com registros para controle dos percevejos e outras pragas que atacam a oleaginosa nesta época. (Agrolink)

Conteúdos Relacionados