PAOLINELLI: Câmara presta homenagem a ex-ministro da Agricultura indicado ao Nobel da Paz
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Câmara dos Deputados realizou cerimônia em homenagem a Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, na manhã desta terça-feira (22/06), no Salão Negro do Congresso Nacional. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Revolução Verde - Responsável pela chamada Revolução Verde, que fez do Brasil um dos maiores produtores mundiais de alimentos, o engenheiro agrônomo Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021. Elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987 a 1988.
Ministro - Nascido em Bambuí (MG), Alysson Paolinelli foi titular do Ministério da Agricultura de 1974 a 1979, durante o governo do presidente Ernesto Geisel. Ciente da importância do investimento em pesquisa e tecnologia para o campo, foi responsável por modernizar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro.
Bolsas de estudos - Implantou um programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico.
Reconhecimento - Em 2006, Paolinelli ganhou o prêmio World Food Prize, concedido a pessoas que ajudaram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo. (Agência Câmara de Notícias)
FOTO: Tony Oliveira / Trilux