PARANÁ ALFABETIZADO: Paraná amplia programa e fica mais perto da superação do analfabetismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O programa de alfabetização de jovens e adultos da Secretaria da Educação do Paraná já está atendendo a 75 mil pessoas neste ano. O anúncio foi feito no último dia 11 de setembro pelo governador Roberto Requião na reunião da Escola de Governo "Significa que faltam apenas 25 mil alunos para que alcancemos a meta de que 100 mil pessoas sejam alfabetizadas em 2007, uma maravilha", destacou Requião. O programa Paraná Alfabetizado tem como meta superar o analfabetismo no Estado já nos próximos anos. "Queremos que, até 2010, todos os adultos e idosos paranaenses saibam ler e escrever", acrescentou o coordenador do programa Wagner Roberto do Amaral. "A intenção é ultrapassar o índice preconizado pela Unesco, de 97%, e chegar a 99% da população", disse.
Novas turmas - Segundo Amaral, o programa, que, neste ano, já conta com 5.178 turmas de alfabetização no Estado, terá a abertura de outras 1.700 em outubro. "Estamos num processo de perenização de oferta do programa, ou seja, a cada dois meses abrimos novas turmas de alfabetização. Com isso, queremos que toda a sociedade civil paranaense comemore nos próximos anos a superação do analfabetismo no Paraná", ressaltou.
Parcerias - O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e, conjunto com o Ministério da Educação, conta com a parceria e o apoio do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, além de mais de 50 instituições governamentais, não-governamentais, sindicatos e da sociedade civil organizada.