PARCERIA: Cocamar, Sicredi União, Unicampo e BRDE firmam protocolo em Maringá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um protocolo foi assinado na manhã desta quinta-feira (03/05) na sede da Cocamar, em Maringá, entre a cooperativa, a Sicredi União PR, a Unicampo e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O objetivo é agilizar a implementação de projetos de integração agropecuária em propriedades situadas na região de abrangência da Cocamar, em especial no noroeste, onde predominam pastagens de baixo retorno econômico.

 

Como funciona - Nessa parceria, a Cocamar vai designar os produtores interessados em receber financiamento, a Unicampo (cooperativa de prestação de serviços agronômicos) fará os projetos técnicos e a Sicredi União fica responsável pelo repasse de recursos a partir de um acordo com o BRDE. O dinheiro para o investimento, a juros de 5,5% ao ano e com oito anos para quitação, é proveniente do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), do governo federal.

 

Região degradada - Durante a reunião, o gerente de Produção Agrícola da Cocamar, Leandro Cezar Teixeira, fez uma apresentação do trabalho realizado pela cooperativa. Segundo ele, na região noroeste a maior parte das pastagens é degradada, com reduzido índice de ocupação. Ao integrar a pecuária com o cultivo de soja no verão – só possível mediante o plantio de capim braquiária no outono, que protege o solo e vai fornecer alimento em abundância para o gado no inverno – o produtor amplia sua receita e torna a atividade sustentável.

 

Mais riquezas - Para o presidente da cooperativa, Luiz Lourenço, à medida que um número maior de produtores aderir à integração, “a região inteira vai ganhar com a maior geração de riquezas”. Na visão do presidente da Sicredi União, Wellington Ferreira, “é preciso facilitar o acesso do produtor aos recursos oferecidos pelo programa”. Mas ele enfatiza que, por ser algo ainda relativamente novo, “nem todos os produtores têm conhecimento do ABC, sendo necessário também capacitá-los para a integração”.

 

Sinergia - Por sua vez, o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito do BRDE, Nivaldo Assis Pagliari, propôs criar uma sinergia entre as partes integrantes do protocolo, “de modo a assegurar os melhores resultados”. Ao lado do diretor financeiro Jorge Gomes Rosa Filho e da gerente adjunta de operações Carmen Rodrigues Truite, ele sugeriu a criação de uma agenda para acompanhar o andamento da parceria, prevendo inclusive um ato formal de lançamento na Expoingá 2012, que começa no dia 10. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados