PARCERIA II: Ministro apresenta propostas de cooperação a países africanos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Missões de diversos países africanos devem retornar ao Brasil, desta vez para conhecer ações que resultaram no desenvolvimento agrícola nacional, informou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, nesta terça-feira (11/05).  Ele apresentou propostas de cooperação técnica a ministros e autoridades de mais de 15 países africanos, que estão em Brasília participando do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. A agenda do ministro foi inteiramente reservada para reuniões bilaterais com as autoridades participantes do evento, no Palácio do Itamaraty.

Demandas - Países como Botsuana, Benin, Mauritânia, Camarões, Gabão, Namíbia apresentaram demandas ao ministro Wagner Rossi. "Vamos receber desses países estudantes e técnicos que irão se aperfeiçoar na Embrapa e em outros centros importantes de pesquisa agronômica no Brasil", disse Rossi.

Concretização - Ele ressaltou, ainda, que a ideia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é concretizar as intenções de ajuda ao continente africano na promoção da segurança alimentar. Para isso, sugeriu à maioria dos ministros a participação de técnicos africanos em cursos ministrados no Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), inaugurado nesta segunda-feira (10/05) pelo presidente da República.

Áreas específicas - "Recebemos demandas em áreas específicas e, na maioria delas, o Brasil tem expertise, como milho, soja e gados de leite e de corte. Queremos estabelecer programas de cooperação efetiva", ressaltou. Nesta quarta-feira (12/05), Rossi continuará recebendo ministros africanos, interessados em estreitar as relações com o setor agrícola nacional. (Mapa)

Conteúdos Relacionados