PECUÁRIA: Faesc ajudará na massificação do uso de brincos no rebanho bovino de SC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) participará do esforço governamental para implantar, nos 3,5 milhões de animais que formam o rebanho bovino catarinense, o mais avançado sistema de controle sanitário que utiliza brincos para monitoramento de animais de corte e leite. O vice-presidente da Faesc, Nelton Rogério de Souza, informou que esse trabalho iniciará imediatamente e que, até junho de 2008, 100% dos animais estarão identificados pelo uso de brincos.

Organização - O sistema será gerenciado pela Cidasc e a Faesc mobilizará os Sindicatos rurais e ajudará a mobilizar as agroindústrias, as Prefeituras, as cooperativas e as processadoras de leite para que participem desse esforço, organizando os criadores de bovinos. O vice-presidente alertou que a partir de junho de 2008 nenhum animal poderá transitar em território catarinense se não estiver usando brincos todo animal encontrado sem brinco será imediatamente abatido. Nenhum criador conseguirá Guia de transporte de animais (GTA) se os animais não tiverem brinco. "O único destino dos animais não cadastrados a partir de junho será a churrasqueira da casa do próprio bovinocultor".

Doação - O Governo do Estado doará os brincos (cada animal usará um par que custará em média R$ 2 reais e ainda um botom) e seu uso servirá exclusivamente para controle sanitário. Por recomendação da Faesc, será utilizado o mesmo brinco que o Ministério da Agricultura adotou para o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), de forma que o produtor catarinense que optar por se cadastrar nesse sistema aproveitará o mesmo brinco e a mesma numeração. A Faesc constatou que 20% dos criadores de bovinos pertencem aos sistemas integrados da avicultura e/ou da suinocultura industrial, os quais já se comprometeram a enganjar-se no processo mandando seus técnicos colocarem os brincos nos animais. (Imprensa Faesc)

Conteúdos Relacionados