PECUÁRIA: Montes critica marketing europeu contra carne brasileira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O deputado Marcos Montes (DEM/MG), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, disse ontem (02/08) que alguns países europeus estão divulgando informações negativas a respeito da produção brasileira de carne bovina. "Esse marketing negativo tem como objetivo exclusivo prejudicar o comércio da carne brasileira com outros países, entre eles o Japão, cujo mercado é um dos mais importantes do mundo". Montes fez o alerta durante o encontro com a ministra de Agricultura do Japão, Keiko Nagaoka, na Comissão de Agricultura. Montes explicou à ministra que a importação da carne brasileira pelo Japão deve ser vista com objetividade e que a "campanha contra a carne brasileira" tem objetivos meramente comerciais, já que o Brasil produz carne bovina de qualidade superior e com custo menor, resultando em preços mais competitivos no mercado internacional. A ministra sinalizou positivamente ao apelo do parlamentar e disse que em novembro, uma missão técnica japonesa virá ao Brasil avaliar as condições sanitárias e comerciais para então elaborar um plano de importação do produto brasileiro.

Energia – Durante a visita à Comissão da Agricultura, a ministra da Agricultura do Japão, Keiko Nagaoka disse que o Japão tem muito interesse na experiência brasileira na produção de etanol. Entretanto, ressaltou que a matéria prima deve ser a celulose já que a utilização de soja e milho impacta na produção mundial de alimentos. Segundo a ministra, o Japão ainda apresenta pouca experiência na produção de biocombustíveis, mas tem como meta – a médio prazo - ampliar a planta tecnológica e atingir a produção de 10% do consumo do país até 2030, cerca de 6 bilhões de litros. O aumento da demanda por biocombustíveis preocupa os japoneses, disse a ministra. "Essa demanda está pressionando o valor dos cereais no mercado internacional e impactando no preço do óleo de soja e da ração para animais", explicou.

Intercâmbio - O deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) ressaltou que o sucesso da produção agrícola no cerrado brasileiro é resultante da cooperação entre o Brasil e o Japão. "Essa parceria, a partir de agora, deve se estender à área da agroenergia, pois temos condições de oferecer experiências bem sucedidas geradas pela Embrapa em biocombustíveis". Micheletto informou que a Embrapa desenvolve pesquisas não apenas com a cana-de-açúcar, mas também com outras fontes renováveis de energia no contexto do Protocolo de Kioto. Ele disse à ministra da Agricultura do Japão, Keiko Nagaoka que temas sobre o meio ambiente não devem ser discutidos apenas entre um e outro país. "Esta é uma questão que afeta a todos, por isso mesmo deve ser tratada de maneira enfática em todo o planeta". O deputado defendeu, ainda, maior intercâmbio entre os parlamentos do Brasil e Japão na área do agronegócio para desenvolvimento de ações que venham fortalecer as economias e as relações bilaterais.

Carne suína - O deputado catarinense Odacir Zonta (PP/SC) aproveitou a oportunidade para pressionar sobre a possibilidade de o Japão comprar a carne suína catarinense, uma vez que o Estado tem reconhecimento internacional da OIE como área livre de Aftosa. A ministra japonesa disse ao parlamentar que o governo japonês está preparando para o mês de novembro, uma Missão Técnica para visitar as regiões oferecer parecer das qualidades sanitárias. (Assessoria de Imprensa – CAPADR)

Conteúdos Relacionados