PECUÁRIA: União Européia avalia setor produtivo e sanidade animal no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A visita ao Paraná, no dia 18 de outubro, da Comissária de Agricultura da União Européia, Marianne Fisher Boel, aumenta as expectativas em relação à retomada das exportações de carne para a União Européia, restritas desde 2005, por conta da crise da febre aftosa no estado. A avaliação é do assessor especial do Ministério da Agricultura para Assuntos da Pecuária, Newton Pohl Ribas, que esteve reunido na manhã desta segunda-feira (01/10), na sede do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, em Curitiba, com o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, e com o assessor da diretoria, Wilson Thiesen, para discutir os detalhes das visitas que a comitiva fará às cooperativas Castrolanda, em Castro, e Batavo, em Carambeí e na Batavia.
Oportunidade - A missão técnica européia também visitará a Fazenda Frankava, na região dos Campos Gerais. "A vinda da comissária, que tem um status de ministro, tem um significado muito importante para o setor produtivo, além de ser uma oportunidade única para mostrar a organização do sistema cooperativista paranaense, considerado exemplo no Brasil", afirma.
Sanidade - Além do Paraná, a Comissária visitará o Mato Grosso do Sul. O objetivo é conhecer as práticas de sanidade adotadas nos dois estados. "As expectativas são positivas porque o Paraná está cumprindo rigorosamente todas as exigências da UE em relação à sanidade animal", diz Pohl Ribas, citando como exemplo a vacinação contra febre aftosa realizada duas vezes ao ano e a atuação do Conesa e dos Conselhos Municipais. "Além disso, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes tem colocado o assunto como prioridade na sua gestão, tanto que foram investidos R$ 5 milhões somente nos trabalhos de sanidade realizados nas fronteiras do Brasil", diz.
Fim do embargo - Como resultado da viagem da comitiva européia ao Estado, completa Pohl Ribas, espera-se que durante a reunião da Organização Internacional de Epizootias (OIE), que provavelmente acontecerá em novembro deste ano, a União Européia comunique o fim do embargo à carne do Paraná.
Integrantes - Além de Marianne Fischer Boël, fazem parte da comitiva o embaixador João Pacheco, chefe da delegação da Comissão Européia no Brasil; Poul Skytte Christoffersen, chefe de gabinete da Comissária Fischer Boël; Klaus-Dieter Borchardt, chefe de gabinete adjunto da Comissária; conselheiro Fabian Delcros, da delegação da Comissão Européia no Brasil; e o interprete, Paulo Liégio. Representantes do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), acompanharão a comitiva.