PERDA: Ocepar lamenta o falecimento do cooperativista Federico Zappi

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

perda 01 02 2022O Sistema Ocepar lamenta o falecimento do cooperativista Federico Zappi, aos 77 anos, ocorrido no último domingo (30/01), devido a um infarto do miocárdio. Zappi atuou durante 39 anos em educação formal em organizações cooperativas, passando por cargos de coordenação, gerência, direção executiva, com trabalhos nos vários ramos do cooperativismo. Ele atuou na OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), onde liderou a implantação de inúmeros projetos, alguns deles ainda hoje vigentes na área de “Educação Cooperativa” e “Organização Social”. Prestou também assessoramento ao Núcleo de Formação Cooperativista da Aliança Cooperativista Nacional Unimed. Zappi sempre acreditou e defendeu firmemente o cooperativismo, que considerava o caminho para um mundo mais justo e mais humano.

 

Contribuições - Suas principais contribuições para o fortalecimento do cooperativismo abrangeram a todo o Brasil, entre elas:Projeto FORMACOOP (Projeto Integrado de Formação de Dirigentes de Cooperativas da Região Sul);Organização do Quadro Social em Cooperativas filiadas à Unimed do Estado de Santa Catarina e Unimed do Estado do Espírito Santo.Programa de OQS e Programa da melhoria da Qualidade e Produtividade na produção de leite e participação ativa de cooperados COAPERI (MG).

Reconhecimento - Foi homenageado formalmente pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce Ltda, e pelas 22 Comunidades de Cooperados da COAPERIODOCE, pela excelência e pioneirismo do trabalho de Educação Cooperativista e Organização do Quadro Social realizado junto aos associados da COAPERIODOCE -Governador Valadares /MG. Também recebeu homenagem da OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da educação cooperativista no Estado.

 

Conteúdos Relacionados