PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Ocepar convida Neri Geller para contribuir com o próximo PRC
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, convidou o novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, para participar com sugestões na elaboração do novo clico do Plano Paraná Cooperativo (PRC), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. O convite foi feito na última quinta-feira (18/01), quando Ricken teve reunião, em Brasília, com o secretário.
Contribuições - “Estamos nesta fase colhendo contribuições de lideranças, profissionais e instituições do setor para deixar o nosso planejamento estratégico mais consistente”, disse Ricken. Com o cumprimento da meta do PRC200, no final de 2023, quando as cooperativas paranaenses faturaram juntas R$ 202 bilhões (a meta era chegar a R$ 200 bilhões), começa a preparação de um novo ciclo, que terá um novo objetivo definido e será anunciado oficialmente em junho de 2024. Em novembro passado, com o mesmo objetivo, a Ocepar ouviu o ex-ministro da Agricultura, ex-governador do Mato Grosso e então senador, Blairo Maggi. Já foram ouvidas também diversas lideranças cooperativistas, que estão contribuindo para formatar o planejamento de acordo com os anseios do setor.
Expectativa - Geller participou, na última quinta-feira (19/01), do evento online promovido pelo Sistema Ocepar, Perspectivas da Safra 2023/2024. “Esta é a nossa primeira grande reunião com a participação das cooperativas do Paraná e fizemos questão de convidar Neri Geller para participar”, disse Ricken. Ele lembrou que a Secretaria Nacional de Política Agrícola (SPA) sempre fez um esforço grande para que o país tenha uma política agrícola consistente. E complementou dizendo que o setor tem expectativas positivas em relação à nova gestão da Secretaria. Ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal, Geller já comandou a SPA em duas ocasiões anteriores: em 2013, durante a gestão do ministro Mendes Ribeiro Filho, e de 2016 a 2018, sob a liderança de Blairo Maggi.
Desafio - Ao falar no evento da Ocepar, Neri Geller disse que assume o cargo de secretário nacional de Política Agrícola com o desafio de promover o diálogo com o setor agrícola e trazê-lo de volta para dentro do Ministério. Disse também que quer dar a estatura política que a secretaria merece e trabalhar pela implementação das políticas agrícolas necessárias. “Sou muito alinhado ao presidente Lula e ao ministro Haddad. Agora, precisamos implementar as políticas agrícolas que são importantes para o Brasil”, declarou.
Proagro e seguro- Geller falou sobre mudanças necessárias no Proagro e no seguro agrícola. “Não pode fazer venda casada, nem obrigar que o seguro seja feito com uma única seguradora. Vamos democratizar mais para que o recurso vá na ponta e que o agricultor possa ter liberdade de buscar fora a seguradora. Vamos remodelar o Proagro”, insistiu.
Juros - O novo secretário de Política Agrícola falou também que vai trabalhar pela redução das taxas de juros nos financiamentos agrícolas e fortalecer o custeio. Quer também melhorar o acesso à inovação tecnológica, com taxas mais atrativas. “Juros de 14% como nos últimos anos não é possível, isso é uma bolha de endividamento”, disse.
Cooperativas - Para fazer o enfrentamento dessas questões, Geller disse que quer estar muito próximo das cooperativas e destacou a necessidade de integração das entidades do setor, como as federações de agricultura. “Vamos discutir política agrícola e deixar de lado o ranço ideológico. Vamos ser pragmáticos. Vocês vão poder contar 100% comigo”, frisou.
FOTO: Flickr