PLANEJAMENTO FINANCEIRO: Curso começa hoje na Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
De hoje (19/10) até amanhã (20/10) o Sistema Ocepar/Sescoop-PR realiza em sua sede, na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, o Curso de Planejamento, Projeções e Orçamento. O evento, da área de Auto Gestão da Ocepar, tem como objetivo apresentar as principais ferramentas e metodologias utilizadas no planejamento estratégico, formas de elaboração de orçamentos e controle de forma integrada como prática no processo de gestão. São 37 inscritos no curso, entre profissionais das áreas contábil, custos e financeiras de cooperativas agropecuárias, de saúde e de crédito do Paraná. A abertura do evento foi feita pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, que destacou a necessidade de se aprimorar o planejamento estratégico e de se pensar também no horizonte do longo prazo. A programação do curso, que tem 16 horas de duração, inclui noções conceituais de orçamento e planejamento estratégico e a elaboração de peças orçamentárias.
Olho no futuro - O consultor e professor Luiz Carlos Belo, da Integração Consultoria, veio expor aos participantes a necessidade e importância do planejamento financeiro. “É muito importante que o planejador planeje seus recursos financeiros, que serão usados no futuro. O planejamento financeiro exige que se saia da zona de conforto de pensar apenas a curto prazo”, disse o professor. Belo lembrou que, no Brasil, cerca de 90% das empresas são micro, pequenas ou médias, e nesse grupo ainda não está completamente desenvolvida a cultura do planejamento de longo prazo. O professor observou ainda que, no caso da agroindústria, não existe ainda um material de planejamento financeiro focado especificamente para essa área.
Resultados - Segundo o analista Devair Mem, da Ocepar, a importância do evento é, basicamente, prevenir resultados, buscando redução e custos e ampliação de receitas. “Afinal, o cooperado espera resultados”, lembrou. Mem destacou ainda que este é o momento ideal para a realização do curso, já que as cooperativas estão traçando o planejamento para 2007.
Na prática – O chefe do Departamento de Contabilidade da Coamo, Alcir Sebastião Ribeiro, disse que para ele o vento foi muito importante para aprimorar as ferramentas de planejamento, reciclando conhecimentos. “Na Coamo, trabalhamos com metas e fazemos planejamento de curto, médio e longo prazo há anos. Como estamos investindo nessa área, o curso ajuda a nos manter atualizados”, disse. Já para Cleonice Maria Costa Almeida, supervisora financeira da Unimed de Foz do Iguaçu, o curso serve para garantir uma base de conhecimentos. “Pretendemos iniciar nosso planejamento estratégico em 2007 então temos a oportunidade de aprender as ferramentas”, disse. Participam do curso outros quatro funcionários da Unimed de Foz, das áreas financeira, comercial, administrativa e gerencial.