POLÍTICAS URBANAS: Regulamento da 3.ª Conferência das Cidades é aprovado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A 3ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 26 e 27 de agosto, em Foz do Iguaçu, teve o seu regulamento aprovado nesta quinta-feira (23/08), durante reunião da Comissão Preparatória. A comissão agrega diversas entidades representativas do governo e da sociedade civil organizada, entre as quais o Sistema Ocepar. “Ao envolver as entidades, o governo permite que a sociedade também participe da construção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população”, afirma Izaias G. Lopes, que representa o Sistema Ocepar na Comissão.

Lema e Tema - A conferência tem por lema o “desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social” e por tema “avançando na gestão democrática das cidades”. O encontro faz parte de um processo instituído pelo Governo Federal, através de decreto, e do Ministério das Cidades em todos os estados do Brasil, quando representantes dos governos e da sociedade civil organizada se reúnem para tratar de questões referentes à política urbana.

Etapas Estadual e Nacional– As propostas apresentadas na etapa Estadual são resultado das propostas municipais consolidadas e os delegados presentes são, em sua maioria, oriundos das conferências municipais. O processo estadual culminará na Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília no mês de novembro, que discutirá as propostas referentes à política urbana de todos os estados brasileiros levadas pelos delegados. Informações: www.pr.gov.br/sedu/

Conteúdos Relacionados