PÓS-COLHEITA II: Conferência Brasileira deve reunir 1500 profissionais em Foz
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 1.500 profissionais ligados ao setor de pós-colheita estarão reunidos em Foz do Iguaçu, entre 19 e 21 de outubro, para debater os desafios e potencialidades do Brasil na armazenagem de grãos. Mais de dez palestras com renomados especialistas nacionais e internacionais e 111 trabalhos técnico-científicos serão apresentados durante a 5ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita e Fórum Latino Americano de Pós-Colheita. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, será um dos palestrantes do primeiro dia do evento. Ele vai falar sobre "Cadeias produtivas e agregação de valor no agronegócio".
Novidades - Segundo um dos membros da comissão organizadora, o gerente do departamento de Grãos da cooperativa C.Vale Alcemir Chiodelli, a conferência será uma oportunidade para debater e conhecer as novidades e tendências do setor. "É nesse tipo de evento que conhecemos os reais problemas e o apontamento de possíveis soluções", comenta. De acordo com Chiodelli, a deficiência de estocagem no Brasil não se limita a capacidade de armazenagem dos silos. "Outro agravante está no custo Brasil, que envolve escoamento da produção através de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos", observa.
Qualidade - O pesquisador da Embrapa Soja, Irineu Lorini e presidente da Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos), aponta também, como deficitária, a qualidade de armazenagem dos produtos. Segundo ele, o país produz em torno de 143 milhões de toneladas de grãos e precisa implantar, urgente, novos métodos de eliminação e controle de pragas. "Nossos armazéns são preparados apenas para guardar grãos. Não são adaptados ao sistema de expurgo de pragas por intermédio de gases, um dos métodos mais modernos e menos impactantes na eliminação das pragas na armazenagem", explica Lorini.
Promoção - A 5ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita e o Fórum Latino Americano de Pós-Colheita são promovidos pela Abrapos e o grupo Cotriguaçu que é formado pelas cooperativas C.Vale, Coopavel, Lar e Copacol. A programação completa do evento pode ser acessada no site da Abrapos: www.abrapos.org.br. (Com informações da Imprensa C.Vale)