PRAGAS: Embrapa Soja orienta sobre controle de percevejos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema de Alerta de Safra da Embrapa Soja está orientando técnicos e produtores sobre a presença de altas populações de percevejos em lavouras de soja em fase inicial. Segundo as informações contidas no alerta, o aparecimento de níveis elevados do percevejo marrom (Euschistus heros) e do verde-pequeno (Piezodorus guildinii), antes da formação das vagens de soja, não chega a ser um grave problema . "No mês de dezembro, é comum encontrar várias lavouras com muitos adultos de percevejos. Entretanto, o ataque dos percevejos durante a fase vegetativa e no florescimento não provoca danos significativos na soja, dispensando assim seu controle", explica a pesquisadora Beatriz Correa-Ferreira, da equipe de entomologia da Embrapa Soja.
Causas - A incidência populacional nessa fase inicial da soja é decorrente do deslocamento dos percevejos dos locais onde esses insetos passaram o inverno (percevejo marrom na palhada e o percevejo verde pequeno em plantas hospedeiras) para as plantas que estão verdes, como a soja. Segundo a pesquisadora só é possível dispensar o controle desses percevejos nessa fase inicial de implantação da cultura, porque nesse período também é comum a presença de um elevado número de inimigos naturais dos percevejos nas lavouras de soja.
Fase de canivetinho exige atenção - O agricultor deve, entretanto, estar muito atento ao nível de infestação de percevejo quando a soja entrar na fase de canivetinho, período em que as vagens começam a se desenvolver. Se a população de percevejos persistir e estiver com dois insetos (adultos+ninfas) por metro de fileira de plantas é necessário fazer o controle químico. A partir da fase de canivetinho, o acompanhamento da população dos percevejos por meio do monitoramento semanal é fundamental, pois evitará prejuízos mais para frente. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Soja. (Agrolink)