PRÊMIO DUPONT: Castrolanda vai representar país na premiação, em Washington

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A DuPont Brasil Produtos Agrícolas vai entregar no próximo dia 11 de julho, em Washington, nos Estados Unidos, o "Prêmio Mundo de Respeito" às organizações vencedoras , entre estas quatro cooperativas brasileiras: Camda (Adamantina/SP), Castrolanda (Castro/PR), Coopercitrus (Jau/SP) e Coplacana (Piracicaba/SP). A premiação é uma iniciativa da DuPont, conduzida pela CropLife and Farm Chemicals International, para promover e reconhecer o manejo ambiental e operações seguras de distribuidores de defensivos agrícolas. "O trabalho que as cooperativas desenvolvem nesta área tem sido exemplo e há três anos criamos uma categoria especial  para o setor, tendo em vista as especificidades apresentadas pelas mesmas, que as diferem dos distribuidores", disse Donizete Vilhena, gerente global de Sustentabilidade de Negócios e Meio Ambiente da companhia americana.

Castrolanda - A Castrolanda foi a escolhida para representar as cooperativas brasileiras na cerimônia internacional de premiação. Ela foi a vencedora da edição 2011 do prêmio graças a um trabalho de longo prazo, que desenvolve, não somente em suas unidades, mas também nas propriedades de seus cooperados. Entre as ações está a promoção de segurança nas operações com defensivos agrícolas e atendimento da legislação ambiental em todas as etapas das atividades agrícolas, sem se descuidar do controle da poluição atmosférica e das águas. Outra preocupação é quanto a manutenção da reserva legal e destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas. "Nós devemos fazer o dever de casa. Devemos nos antecipar para evitar problemas ambientais e somos responsáveis pelas futuras gerações. Devemos focar em uma agropecuária sustentável", disse Frans Borg, diretor presidente da Castrolanda.

Segurança e Saúde no Campo - Entregue anualmente no Brasil e demais países em que a companhia atua, aos distribuidores que se destacam por boas práticas agrícolas, segurança na armazenagem e no manuseio de agroquímicos, além de ações atreladas à sustentabilidade no campo, o Prêmio Mundo de Respeito chega a sua sexta edição este ano e é parte de um amplo programa denominado Segurança e Saúde no Campo. Além de "Cooperativas" existe a categoria "Revendas".

Estímulo - Segundo explicou Vilhena, a intenção é estimular os distribuidores para que promovam melhorias em suas operações e se comprometam com temas ambientais. "A premiação é o momento de reconhecer os profissionais que se empenham em preservar e proteger o meio ambiente, ao conduzir seus negócios de uma maneira ambientalmente sadia, para o benefício de seus clientes, funcionários e a comunidade", diz.

Comissão julgadora - O superintende da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, fez parte da comissão julgadora junto com representantes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Agribusiness (Abag); Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef); Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav);  Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag);  Instituto de Processamento de Embalagens Vazias  (INPev) e Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Sobre a DuPont - Posicionada como uma empresa de Ciência e Inovação, a DuPont avalia importantes tendências mundiais decorrentes do crescimento acelerado da população que, em 2011, alcançará a marca de 7 bilhões de habitantes, número que deve ultrapassar os 9 bilhões até 2050, segundo estudos conduzidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por essa razão, a ciência e o crescimento da companhia estão orientados para o aumento da produção de alimentos, redução da dependência por combustíveis fósseis e proteção de vidas e do meio ambiente. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados