PRÊMIO OCB: Cooperativas do Paraná são destaque em Brasília
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Três cooperativas paranaenses - Cocamar (Maringá), Lar (Medianeira) e Coagru (Ubiratã) – receberam na noite de quarta-feira (08/08), em Brasília (DF), o Prêmio Cooperativa do Ano – 2007. Promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a revista Globo Rural e patrocínio do Banco do Brasil, o Prêmio tem por objetivo valorizar e destacar exemplos de sucesso e profissionalismo no âmbito do setor cooperativista brasileiro. “A iniciativa é um estímulo para as cooperativas de todo o Brasil, pois mostra as boas práticas de gestão e as oportunidades de crescimento que elas proporcionam. É uma forma de socializar as experiências positivas cooperativistas. Uma troca de informações rica e importante, porque oportuniza o acesso a projetos focados em ações que deram certo e na valorização de pessoas”, diz o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que participou da cerimônia de entrega realizada no Clube de Base na capital federal.
Cocamar - Este ano, foram selecionados 14 projetos desenvolvidos por 11 cooperativas do Sistema OCB. No total, concorreram 91 trabalhos. A Cocamar foi a campeã em três categorias: Qualidade e Produtividade com o projeto “programa apoio aos cooperados”, Gestão Profissional, com o projeto “planejamento estratégico participativo” e Meio Ambiente com o “projeto cultivar”. Ao comentar sobre o “projeto Cultivar”, o presidente da cooperativa, Luís Lourenço, enfatizou a parceria da Cocamar com a Secretaria do Meio Ambiente do Paraná e a Apae de Maringá. Lourenço agradeceu o apoio do Estado e passou a palavra ao secretário de Meio Ambiente Lindsley da Silva Rasca Rodrigues, que também foi a Brasília prestigiar o evento. “Nosso estado tem 2,3% do território nacional e é responsável por mais de 20% da produção agrícola do país. A preservação do nosso patrimônio ambiental é apoiada pelo trabalho das cooperativas paranaenses”, ressaltou Rasca Rodrigues. Ele completou dizendo que hoje são 64 milhões de mudas plantadas em 366 municípios paranaenses. A expectativa é chegar em 2008 com 100 milhões de mudas plantadas e ter 20% dos municípios com toda a mata ciliar recuperada.
Lar - A Cooperativa Lar, de Medianeira, venceu na categoria Educação Cooperativista com o projeto “comitês por atividades Lar” e na categoria Inovação Tecnológica com o projeto “produtividade por depalhamento e desgranamento do milho verde”. Ao receber o Prêmio, o presidente da cooperativa, Irineu da Costa Rodrigues, comentou sobre a satisfação de ter vencido em duas categorias. “O reconhecimento se destaca, mas a responsabilidade aumenta. E aumenta também o desafio de manter-se sempre nesta boa colocação”, diz.
Coagru - Vencedora da categoria Intercooperação, a Coagru, de Ubiratã, apresentou o projeto “cooperação entre cooperativas”. “Estamos seguindo o sexto princípio cooperativista que prega a intercooperação entre as cooperativas. E a conquista de um prêmio importante como esse da OCB demonstra que esse é o caminho”, diz o vice-presidente da Coagru, Valdir D’Alécio. O projeto da Coagru é focado em três parcerias estratégicas: com a cooperativa médica Unimed; Frimesa, visando o desenvolvimento de uma bacia leiteira na região para garantir pagamento e um melhor preço ao produtor; e Copacol, cujo projeto é voltado para a avicultura de corte.