PRÊMIO OCEPAR: Comissão inicia julgamento dos trabalhos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Comissão de Julgamento do V Prêmio Ocepar de Jornalismo se reúne na tarde desta quinta-feira (27.11), na sede da Ocepar, em Curitiba, para analisar os trabalhos inscritos nesta quinta edição do Prêmio. Neste ano foram inscritos 95 trabalhos, 30 na categoria Jornalismo Impresso, 30 em Telejornalismo, 10 Radiojornalismo e 25 Mídia Cooperativa. "Superamos a marca do ano passado que foi de 62 trabalhos", lembra o coordenador da Assessoria de Imprensa do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho. De acordo com Milléo, o crescimento no número de inscrições em 2008 é reflexo do trabalho divulgação do Prêmio, que este ano contou com lançamentos regionais. Em parceria com a Unimed Paraná e o Sicredi Paraná, a Ocepar realizou eventos regionais em Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Palotina e Umuarama. "Nesta semana convocaremos a primeira reunião da Comissão Julgadora para iniciar análise dos trabalhos inscritos. A divulgação dos vencedores será conhecida no dia 5 de dezembro, durante o Encontro Estadual de Cooperativistas, que acontecerá no Teatro Positivo, em Curitiba", lembra ele.

Julgadores - A Comissão Julgadora é composta pelos jornalistas: Aniela Almeida, Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná - Sindijor; André de Oliveira Franco, coordenador da Assessoria de Imprensa da Faez e do Senar Paraná, Roberto Monteiro, assessor de imprensa do Instituto Emater-PR e diretor da Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná (Ajap) e pelos engenheiros agronômos, Flávio Turra, Gerente Técnico Econômico do Sistema Ocepar e  Leonardo Boesche, Gerente de Desenvolvimento Humano Sescoop/PR. O trabalho de julgamento é  coordenado pelo jornalista Samuel Z. Milléo Filho.

Critérios de avaliação - A análise e julgamento dos trabalhos inscritos no V Prêmio Ocepar de Jornalismo terá como base os seguintes critérios: 1º - Fidelidade ao Tema - A produção jornalística deve, obrigatoriamente, ter como foco ou pelo menos fazer referência ao cooperativismo. O trabalho que não obedecer este critério será desclassificado. Tema escolhido para este ano foi "Cooperativismo: desenvolvimento econômico com responsabilidade social"; 2º - Conteúdo - Análise da riqueza de detalhes, bem como das informações básicas e complementares necessárias para sustentação, pleno entendimento e interpretação do conteúdo; 3º - Estrutura de Texto - Devem ser observadas as regras gramaticais, de concordância verbal e de construção da matéria, de forma a priorizar o jornalismo claro, objetivo e, sobretudo, informativo.

Pontuação - Cada um dos critérios de avaliação receberá nota de 0 a 10. A soma de todas as notas, de todos os membros da comissão, representará a pontuação de cada trabalho e a classificação final dos participantes. Na hipótese de empate entre os três primeiros classificados, os critérios de desempate serão definidos pela Comissão Julgadora mediante nova análise dos trabalhos. Na próxima semana a Comissão volta a se reunir para definir quem serão os finalistas nas quatro categorias e também para as premiações especiais dos ramos Crédito e Saúde.

A premiação - O Prêmio Ocepar de Jornalismo irá distribuir este ano R$ 51 mil aos vencedores. A premiação é uma iniciativa da Ocepar e conta com o apoio do Sicredi PR e da Unimed PR. O objetivo é mobilizar e reconhecer jornalistas que divulgam os projetos, ações econômicas e sociais realizadas pelo cooperativismo paranaense. O tema escolhido para esta edição é "Cooperativismo que gera renda e desenvolve as pessoas: Orgulho do Paraná". Serão premiados os melhores trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Mídia Cooperativa. Neste ano, foram criados dois prêmios especiais para as melhores matérias inscritas sobre os ramos crédito e saúde, no valor de R$ 3.500,00, cada.

Conteúdos Relacionados