PRODECOOP: Falta de recursos preocupa cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Preocupado com a falta de recursos do Prodecoop - Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária, que tem como principal objetivo financiar projetos de agroindustrialização e de infraestrutura de cooperativas, o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, entrou em contato nesta quinta-feira (10/01), com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. O motivo da conversa foi pedir o apoio do ministro junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no sentido de viabilizar um maior volume de recursos para o Prodecoop. "O limite de R$ 450 milhões previsto para o plano safra 2007/08 já está todo tomado e há necessidade de se ampliar os recursos tendo em vista que nas últimas duas safras não houve aumento no volume disponibilizado", disse Koslovski.
Remanejamento - Para solucionar o problema, o presidente da Ocepar sugeriu ao ministro Stephanes o remanejamento de verbas de outros programas que estão com sobras. "É importante também que seja feito uma solicitação, pelo próprio Mapa, de ampliação do volume de recursos para, desta forma, atender a demanda do setor cooperativista", disse.
Demanda - Koslovski lembra que a demanda por novos investimentos agroindustriais está aquecida, prova disso é que, somente no Paraná, as cooperativas planejam investir em torno de R$ 1 bilhão. "É fundamental, portanto, que neste momento não falte dinheiro, já que os projetos resultarão em mais empregos e mais renda para milhares de cooperados", afirma.