PRODUÇÃO INTEGRADA: Mais de dez estados adotam sistema

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Vinte e oito projetos de transferência de tecnologia, difusão e fomento do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) serão implementados, em 2009, em 14 estados. Trata-se da expansão de projetos do Sapi já executados e bem-sucedidos em outras regiões brasileiras. "Frutas como banana, morango, abacaxi, goiaba, mamão e caju, que já possuem normas técnicas do sistema, passarão a ser produzidas em outras localidades do Brasil", explicou o coordenador do Sapi, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Nasser.  

Estados - Os estados incluídos nos projetos de transferência de tecnologia são Amazonas, Pará, Ceará, Paraíba, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o Distrito Federal. Até o momento, o Mapa aprovou 16 normas técnicas específicas de produção integrada, todas para frutas, o que permitiu a certificação de 19 espécies frutíferas. Para 2009, está prevista a publicação de normas técnicas de produção integrada para o amendoim, arroz irrigado, batata, café, leite, soja e uva vinífera.

Fomento - O Mapa é responsável pelo fomento, apoio financeiro e organização logística dos projetos de produção integrada, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estima-se que 2,5 mil produtores e empresas agropecuárias já aderiram ao sistema, o que corresponde a uma área produtiva de 63,9 mil hectares. (Imprensa Mapa)

Conteúdos Relacionados