RACIONAMENTO: Seca leva 42 municípios a situação de emergência no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No Paraná, a estiagem já levou a Defesa Civil a decretar estado de emergência em 42 municípios. Segundo o capitão Maurício Genero, outros 19 municípios podem ser declarados em situação de emergência pela Defesa Civil nos próximos dias, caso não chova o suficiente. Calcula-se que cerca de 350 mil paranaenses estão sentindo os efeitos da estiagem prolongada. O nível das barragens que abastecem Curitiba e região diminui a cada dia. A quantidade de água que ainda resta nessas barragens é suficiente apenas para mais três meses de consumo. Segundo a assessoria da Sanepar, no começo da próxima semana técnicos da companhia se reunirão para definir quando começará o racionamento, já que não ocorreu a economia prevista nos últimos dias. A população curitibana está recebendo em casa cartas orientando sobre as conseqüências do desperdício de água.

Redução na produção - O inverno, segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, é considerado a estação mais seca do Paraná. Os prejuízos decorrentes da estiagem estão ainda sendo calculados pela secretaria, mas, de acordo com a chefe da Divisão de Estatísticas, Gilka Cardoso, com a queda no potencial produtivo das principais culturas do Estado – que até agora somam 5,12 milhões de toneladas – deixarão de circular no Paraná, R$ 1,86 bilhão. O chefe da Divisão de Conjuntura do Deral, Luiz Roberto Souza, disse que algumas lavouras do milho safrinha estão seriamente comprometidas. O Paraná lidera a produção de milho safrinha, que já contabiliza perdas de 5,4% . A estimativa inicial era colher 3,5 milhões de toneladas do produto.

Trigo: produção do Paraná deve cair 30% - A estiagem prolongada também está prejudicando a safra de trigo. O Paraná é responsável pela metade da produção nacional de trigo e a previsão de colher 2,5 milhões de toneladas já havia sofrido uma quebra de 6%. No entanto, com a falta de chuvas a expectativa da Ocepar é de redução de 30% na produção da safra 2006/2007. (Agência Brasil e Ocepar).

Conteúdos Relacionados