RAMO CRÉDITO: Cooperativas movimentam 38 bilhões e crescem mais de 20% ao ano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Juros e tarifas abaixo do valor do mercado financeiro convencional, liberação do dinheiro sem burocracia e atendimento rápido e facilitado. Além disso, todo o capital movimentado em uma cooperativa de crédito é repassado à região onde está localizada, permitindo que o cooperado tenha controle das ações que estão sendo realizadas. Esses são apenas alguns benefícios oferecidos pelas cooperativas do ramo, que demonstram mais força e organização a cada ano.

Cooperativas no Brasil - Apesar de responder por apenas 2% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país), desde que se instalou no Brasil, há mais de cem anos, o cooperativismo de crédito não pára de crescer e está presente em mais de 30% dos municípios brasileiros, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Atualmente, o país conta com 1.148 cooperativas de crédito, responsáveis pela geração de mais de 35 mil empregos diretos e participação de 3,6 milhões de associados. A OCB apontou ainda um crescimento de 10% no número de pontos de atendimento entre os anos de 2005 e 2007. Em dezembro de 2005, a organização registrava 3.574 unidades de atendimento, já no mesmo período do ano passado esse número passou para 3.938 postos.

 

Cooperativas no Paraná - No Paraná, os resultados também são representativos. Uma das instituições cooperativistas de maior visibilidade no estado é o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), que possui 280 postos de atendimento, 262 mil associados e mais de R$ 2 bilhões em ativos totais. Estes valores representam incremento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado.

Novas unidades - De acordo com o presidente da Central Sicredi PR, Manfred Dasenbrock, até dezembro o sistema pretende inaugurar 20 novas unidades, fazendo com que o número de associados chegue a 320 mil até o fim do ano, com um Patrimônio Líquido de R$ 390 milhões. "Esse crescimento é conseqüência do investimento do sistema em novos produtos e serviços, como poupança, previdência e fundos de investimento. Do mesmo modo, o planejamento das cooperativas para 2008 demonstra o compromisso dos dirigentes, associados e colaboradores com a missão do Sicredi, preservando e validando os valores que possuímos e construindo a visão do futuro", explica. (Imprensa Sicredi)

Conteúdos Relacionados