RAMO CRÉDITO: Ponta Grossa sedia Encontro de Integração Temática

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Acontece nesta quinta-feira (26/06), a partir das 20 horas, na cidade de Ponta Grossa, o 3º Encontro de Integração Temática (Esint) promovido pelo Sicredi Campos Gerais. Um dos palestrantes convidados para o evento é o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski que abordará o tema: "o cooperativismo e a intercooperação". Este evento é voltado para os cooperados da região e pretende reunir cerca de 400 participantes. Atualmente, a região dos Campos Gerais conta com 19 cooperativas de crédito, 45 mil cooperados e 430 funcionários. "Hoje o cooperativismo é uma alternativa de superação das diferenças sociais e econômicas e baseia-se na busca de objetivos comuns entre as pessoas. Podemos dizer que o ramo crédito é um caso de sucesso do cooperativismo no Brasil e no mundo", frisa Koslovski. Hoje o sistema de crédito reúne no Paraná mais de 300 mil cooperados, com uma movimentação financeira de R$ 3,1 bilhão.

Palestras - Para o presidente da Sicredi Campos Gerais, Lauro Osmar Schneider a escolha do presidente da Ocepar para falar sobre o tema intercooperação se baseia na sua longa experiência como dirigente cooperativista, especialmente pela liderança junto a todas as cooperativas no sentido de orientá-las para que ampliem cada vez mais as parcerias entre cooperativas do mesmo ramo ou diferentes. "O tema da intercooperação vem sendo aprofundado pela Ocepar em diversos eventos e tem chamado atenção do Sistema Sicredi para que cada vez mais possamos fazer parcerias construtivas na região", lembrou.

Outros ramos - Schneider destaca que a difusão dos valores e o desenvolvimento das pessoas são peças chaves para a preservação da instituição como sistema. Hoje a Sicredi Campos Gerais conta com a intercooperação de outras cooperativas agropecuárias: Castrolanda, Batavo e Coopagrícola, duas de saúde: Uniodonto e Unimed e uma de crédito: Unicred. É nesse contexto que procuramos oferecer soluções financeiras e contribuir para a qualidade de vida dos associados", frisa o dirigente.

Palestra - Lauro lembra que a palestra de Koslovski será importante para passar ao quadro social, a necessidade de que estas ações não fiquem apenas entre as cooperativas. "Precisamos despertar também em nossos 12, 5 mil cooperados, o espírito da intercooperação, para que ela também aconteça lá na base. Temos muitos cooperados que são produtores ou profissionais liberais e que não estão integrados a outras cooperativas. Precisamos fazer com que se filiem a outras cooperativas e também passem a usufruir das vantagens de pertencer a um sistema que pensa nas pessoas e no seu crescimento", destacou o presidente da Sicredi Campos Gerais.

Conteúdos Relacionados