RAMO CRÉDITO: Sicoob PR firma parceria com o Estado para crédito consignado ao servidor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os servidores públicos estaduais contam desde o dia 11 de dezembro com uma opção mais barata de obtenção de empréstimo consignado (com desconto da prestação direto do salário). O governador Roberto Requião assinou na reunião da Escola de Governo, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o documento que oficializa o ingresso da Central das Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná - Sicoob Paraná na rede de instituições habilitadas a oferecer crédito ao funcionalismo. O Sicoob Paraná entra no sistema com taxas mensais até 21% menores que o teto legal.
Juros mais baixos - De acordo com o presidente do Sicoob Paraná, Jefferson Nogaroli, os juros cobrados pela cooperativa terão variação de 1,2% a 1,45% ao mês, dependendo do prazo de pagamento do empréstimo. "Com o teto fixado pelo governo estadual [em outubro, entre 1,36%, para o menor prazo, e 1,85%, para o maior], a taxa cobrada do funcionalismo público já era a mais baixa do Brasil. Estamos ingressando com taxas ainda menores que os limites, exercendo um poder moderador desse mercado", ressaltou Nogaroli.
De quanto são as taxas - O Sicoob Paraná ingressa com três taxas de juros. Uma, de 1,2% ao mês, para empréstimos com pagamento entre dois e seis meses. Esse índice é 11,7% inferior ao teto, de 1,36%. A segunda taxa é de 1,4% mensal, para pagamentos entre sete e 12 meses - o que equivale a 19,5% menos que o limite para esse período (1,74%/mês). A terceira taxa é de 1,45% ao mês, para pagamentos entre 13 e 36 meses - o teto legal, para prazos de 25 a 36 meses, é 21% maior (1,85%/mês) que a taxa oferecida pelo Sicoob. Todas as 19 cooperativas filiadas ao Sicoob Paraná já estão habilitadas para atender os servidores estaduais. (Informe Sicoob)