RAMO CRÉDITO: Sicredi participa do Foro Regional de Associados de WOCCU, no Peru
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os dirigentes da Confederação, Alcenor Pagnussat e Ricardo Mendes, da Central Sicredi MS, Eldo Vieira e Thijmen, da Central Sicredi PR, Welington Ferreira e Wesley Fonseca, e da Sicredi Serrana RS, Rudimar Cini, estiveram no terceiro maior país da América do Sul trocando informações com as cooperativas da América Latina. Uma comitiva de dirigentes do Sicredi participou nos dias 18 a 20 de outubro, em Lima, no Peru, do Foro Regional de Asociados de WOCCU em Latinoamérica.
Representação - O diretor-presidente da Confederação Sicredi, Alcenor Pagnussatt foi eleito, em julho, conselheiro do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), principal associação internacional para o desenvolvimento das cooperativas de crédito do mundo, durante a Assembléia Geral e Conferência Anual do WOCCU, em Calgary, no Canadá. Pagnassut conduziu no Peru a abertura e o encerramento do Foro. O Sicredi também participou por meio da palestra sobre o PCR - Programa de Cargos e Remuneração, apresentada pelo Gerente de Gestão de Pessoas, Ricardo Mendes.
Banco Sicredi - "No dia 19 de outubro, no período da manhã, conhecemos a AELUCOOP, uma das maiores cooperativas do país, com 26.000 associados, em sua maioria, japoneses; à tarde visitamos a FINANTEL, ligada aos funcionários da empresa Telefonica Del Peru e ainda a Confederação do Peru que lá tem como função principal a Supervisão", relata Wesley Sibaldelli da Fonseca, gerente de Controladoria e Processos da Central Sicredi PR Segundo ele, no geral , a comitiva percebeu que as cooperativas não atuam com grande variedade de produtos financeiros como o Sicredi. "Por exemplo, não possuem cartões ou talões de cheques. Não trabalham como um sistema, com imagem padronizada, softwares integrados. O cooperativismo de crédito funciona com dinheiro vivo sendo movimentado no balcão, pois as cooperativas não têm seu banco para viabilizar estes e muitos outros serviços", conta.
Orgulho - Wellington Ferreira, vice-Presidente da Central Sicredi PR, comenta que se sentiu orgulho ao perceber o estágio avançado do Sicredi. "Comparativamente, estamos muito a frente dos colegas latinos-americanos. Já atuamos com premissas empresariais, sem perder a intimidade com a filosofia cooperativista. Lá os colegas temem, assim, contaminar a causa cooperativista. O resultado é que o Sicredi é uma instituição sólida, com controles e sistemas para diminuir o risco das nossas cooperativas, estratégia que se reverte em tranquilidade e rentabilidade para os nossos associados. Temos o PCR que admirou muito os nossos colegas cooperativistas presentes à palestra do Ricardo Mendes", pontuou Ferreira.
Sicredi no WOCCU - Atualmente, são 71 países com associações membros do WOCCU, representando 34.923 cooperativas com 141.360.867 associados. Nesses países, o cooperativismo contabiliza a expressiva penetração de 10,4% da população economicamente ativa e administra mais de US$ 1 trilhão de ativos. Confira na tabela abaixo a colocação do Sicredi no ranking WOCCU com base nos ativos.
País
Colocação
Nome da Cooperativa
Membros
Ativos em dólares
Brasil
13o.
Cataratas PR
26.408
128.558.804
Brasil
14o.
Pioneira RS
42.907
124.165.517
Brasil
15o.
Maringá PR
25.726
122.180.138
Brasil
16o.
Região dos Vales RS
30.154
119.060.732
Brasil
19o.
Norte RS
31.582
110.887.358
Brasil
22o.
Serrana RS
27.108
95.613.788
Brasil
26o.
Grande Santa Rosa RS
27.558
90.267.777
(Imprensa Sicredi Central PR)