RAMO EDUCAÇÃO: Cooperativas querem fomentar o ramo educacional no PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Discutir a organização do ramo educacional no Paraná. Com este objetivo, o Sescoop-PR promoveu na quarta-feira (26.11), em Dois Vizinhos (PR), o 1.º Encontro das Cooperativas do Ramo Educacional do Paraná. O evento contou a com a presença de 13 participantes, entre representantes do Sescoop-PR, e das cooperativas Coopermundi, de Dois Vizinhos, Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu (CEFI), de Foz do Iguaçu, e da Ceilin, de Curitiba.  "O Ramo Educacional ainda é pequeno no Paraná, conta apenas com quatro cooperativas escolas, por isso é importante realizar eventos que promovam a integração, troca de experiências e, principalmente, para que as cooperativas possam discutir em conjunto os problemas que o setor enfrenta", disse o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche.

Setor precisa ganhar força para resolver problemas - Entre as dificuldades analisadas durante o Encontro, comenta Boesche, está justamente o número pequeno de cooperativas que atuam neste segmento. "Existe a preocupação das cooperativas em fomentar a organização de novas cooperativas para que o ramo possa ter mais força e representatividade", afirma. "Uma parte que nos enfraquece é que não temos irmãos", complementa a coordenadora pedagógica da Coopermundi, Ivanete P. Bachi, ressaltando com isso a necessidade de ampliar o número de cooperativas educacionais no Paraná.

Continuidade - Para dar seqüência às discussões iniciadas em Dois Vizinhos, as cooperativas educacionais  definiram a realização de um segundo encontro, marcado para 14 de fevereiro do próximo ano, em Guarapuava. O objetivo é reunir neste evento pessoas de todas as áreas das cooperativas escolas para discutir, entre outros assuntos, a formatação de um Plano Político Pedagógico para as cooperativas educacionais. "Será mais um passo para fortalecer o setor e resolver problemas como o que enfrentamos recentemente, quando decidimos implantar uma disciplina chamada de Filosofia Cooperativista, mas não conseguimos registrar na Secretaria Estadual de Educação porque não existe um código para esta disciplina. A solução, então, foi registrar apenas como Filosofia. Se conseguirmos organizar o ramo educacional no Paraná, certamente, teremos mais facilidade para resolver problemas como este", conta a diretoria da CEFI, Marieta Capone Zabot. Outro assunto que estará em discussão durante o encontro em fevereiro é a elaboração de um programa de formação para professores, colaboradores e pais cooperados.

Conteúdos Relacionados