RAMO SAÚDE: Cobertura de planos de saúde será ampliada em abril

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Novas tecnologias a laser para cirurgia de catarata, DIU, vasectomia, ligadura tubária, procedimentos cirúrgicos e invasivos, além de exames laboratoriais são alguns dos procedimentos que os planos de saúde deverão oferecer a partir do dia 2 de abril. A exigência é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que publicou no Diário Oficial da União, no último dia 10, a Resolução Normativa nº 167, que amplia a cobertura do Rol de Procedimentos e Eventos para os beneficiários de planos de saúde. A diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) está preocupada com o impacto dessa medida junto as suas filiadas, e para isso vai elaborar um estudo sobre o assunto com as suas cooperativas que operam planos de saúde.

 Transferência de custos - "A ampliação da cobertura de procedimentos e eventos precisa acontecer com a transferência dos custos, para gerar perenidade nas instituições privadas de saúde", diz o Gerente de Mercados de OCB, Evandro Scheid Ninaut.  A nova cobertura será obrigatória para planos contratados após o dia 1º de janeiro de 1999. Com as alterações, o Rol de Procedimentos e Eventos da ANS passará a listar 2.973 itens.

Lógica - O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a referência de cobertura mínima obrigatória para cada segmentação de planos de saúde (ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia e plano referência) contratada pelo consumidor. A cobertura ambulatorial a atendimentos de terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e psicoterapia também será garantida. Segundo a ANS, a lógica do Rol é voltada para a cobertura e não para o pagamento, e define para cada procedimento as segmentações de planos de saúde que devem ou não cobri-lo. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados