RAMO SAÚDE: Cooperativas de usuários buscam maior integração
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Integração e troca constante de experiências para ampliar o conhecimento sobre o trabalho das cooperativas de usuários de saúde. Estas foram as conclusões do primeiro encontro entre cooperativas deste segmento que atuam na Região Sul. A reunião, que ocorreu na sexta-feira (22/09), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, foi acompanhada por dirigentes das cooperativas Assistance (Curitiba), Coopersinos (São Leopoldo, RS) e Coopusaúde (Erechim, RS).
Assistance - De acordo com Marcial Carlos Ribeiro Júnior, presidente da Assistance, as cooperativas de usuários contam hoje com cerca de 27 mil cooperados no País, sendo que as três instituições do Sul possuem 9 mil associados. “Este segmento do ramo saúde ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso é fundamental que haja uma maior integração entre as entidades, para que possamos divulgar e informar às pessoas sobre o trabalho que desenvolvemos”, afirmou.
Serviços - As cooperativas de usuários se caracterizam por atuarem como contratantes de serviços de saúde. Nas cooperativas de saúde tradicionais, são oferecidos serviços e planos hospitalares e odontológicos. “Nas cooperativas de usuários, o usuário não é um cliente, é um cooperado. E a entidade contrata serviços de acordo com as necessidades de seus associados”, explicou Ribeiro Júnior. “O que ocorre é que muitas pessoas ainda associam cooperativas de usuários com as entidades de serviços de saúde”, observa.
Conscientização - Para que haja uma difusão maior de informações sobre este segmento do ramo saúde, as cooperativas de usuários pretendem desenvolver um trabalho de conscientização. “Esta primeira reunião foi importante e abre caminhos para que possamos elaborar um plano de ação conjunto para divulgar as ações realizadas por nossos cooperativas”, afirmou o presidente da Coopersinos Saúde, Ailson Vier.
Desafios - Na opinião do representante da Coopusaúde, Olívio M. Santin, os problemas e desafios são comuns entre as cooperativas deste segmento. “Através da troca de experiências e ações em parceria ampliam-se às oportunidades para que possamos avançar e crescer”, concluiu. O assessor cooperativista do Sistema Ocepar, Izaias Gonçalves Lopes, acompanhou a reunião, que considerou positiva e oportuna. “A partir de agora a tendência é que haja uma interação maior entre as entidades, que podem atuar em conjunto na resolução de seus problemas, aumentando as condições para a expansão de suas atividades”, finalizou.