RAMO SAÚDE: Em prol dos Objetivos do Milênio, Unimed patrocina troféu ODM Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em 2009, a Unimed deu um importante passo rumo à consolidação da marca como cooperativa socialmente responsável. Tornou-se parceira oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), rede global da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela articulação das Unimeds em prol dos Objetivos do Milênio (ODM). Este compromisso foi ratificado na tarde da última quarta-feira (24/03), com o patrocínio da operadora de planos de saúde aos troféus da terceira edição do Prêmio ODM Brasil, em Brasília (DF).

Melhores práticas - Lançado em 2004, pelo Governo Federal, para incentivar e disseminar as melhores práticas para atingir os oito ODM, o Prêmio tem a coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Nesta edição, 1477 projetos foram inscritos nas duas categorias da premiação: "Governos municipais", que reconhece as melhores políticas públicas praticadas com o objetivo de contribuir para os Objetivos do Milênio, e "Organizações", direcionado aos órgãos governamentais, setor privado, associações da sociedade civil, fundações e universidades.

Comunidades - A contribuição da Unimed para transformar em realidade os oito ODM decorre do compromisso das cooperativas com as comunidades nas quais estão inseridas, explica o diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, Aucélio Melo de Gusmão. "Mais do que desenvolver ações sociais e ambientais, nosso objetivo maior é pensar estrategicamente para que estas ações estejam, sempre, afinadas com as necessidades regionais de nosso país. Só assim, teremos a certeza de estarmos contribuindo efetivamente para que todos sejam beneficiados", explica Melo de Gusmão.

Presenças - O evento foi prestigiado pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, pelo representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Eduardo Gutierrez; pelo secretário Executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo da Rocha Loures; pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci; e pela representante do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Unicef), Marrie Pierre.

Sobre a Unimed - Experiência de cooperativismo médico mais bem-sucedida do mundo, a Unimed surgiu em 1967, em Santos (SP). Hoje, 377 cooperativas integram o Sistema Unimed, cobrindo cerca de 75% do território nacional. Com mais de 107,1 mil médicos cooperados, a Unimed tem 15,5 milhões de clientes, que representam 34% do mercado nacional de planos de saúde. Além da saúde suplementar, a Unimed destaca-se como um dos maiores patrocinadores de esportes do Brasil, bem como em Responsabilidade Social: balanço recentemente divulgado registra R$ 965,5 milhões de investimentos em ações sociais. (Imprensa Unimed do Brasil)

Conteúdos Relacionados