RAMO SAÚDE: Faturamento da Uniodonto PR soma R$ 30 milhões em 2008
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Uniodonto Paraná encerrou 2008 com forte crescimento, atingindo cerca de R$ 30 milhões de faturamento. O resultado é muito expressivo, especialmente se comparado aos alcançados em anos anteriores. "Nós vínhamos, nos últimos cinco anos, numa faixa que variava de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões de movimentação financeira. Mas hoje o faturamento passa de R$ 30 milhões", relata o presidente da Uniodonto Curitiba e Uniodonto Paraná, Luiz Humberto Daniel. Ele esteve reunido com o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, na última sexta-feira (6/03), em Curitiba.
Crescimento - De acordo com Luiz Humberto, a área de planos de saúde, especificamente, os de odontologia, registrou crescimento de 24% no ano passado, em relação a 2007, em todo o Paraná. "Atingimos a marca de aproximadamente 250 mil beneficiados e cerca de 1200 cooperados espalhados pelo Estado. Isso é reflexo de um trabalho feito em todas as regiões. Atualmente temos dentistas cooperados em praticamente todas as cidades do Paraná, abrangendo a Uniodonto de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Londrina e mais as filiais da Uniodonto Curitiba, que envolve todo o litoral, o sul, por São Mateus, Guarapuava, Campo Mourão, Cascavel, e toda a região Oeste também", informa.
Expectativa - Apesar da preocupação com a crise, o presidente da Uniodonto diz que a cooperativa continuará investindo na expansão. "Sabemos que vamos ter um crescimento menor, mas não vamos tirar o pé do acelerador. Como ramo saúde é o último a ser afetado numa crise, não tanto como a indústria, que é a primeira a ser afetada, a nossa grande esperança é que, a partir de julho/setembro, a situação já esteja equilibrada e assim consigamos ter um bom 2009 como tivemos em 2008. Isso devido às ações do governo nesse primeiro semestre, ao comportamento do mercado em geral, além de todo esse trabalho que a própria Ocepar faz, ajudando as cooperativas", afirma. Na avaliação de Luiz Humberto, os números comprovam que o ramo odontológico está em crescimento. "A Agência Nacional de Saúde está fechando 10 anos de existência com 11 milhões de beneficiados no Brasil, dos quais o Sistema Uniodonto é responsável por quase 3 milhões. Ao todo são 40 milhões de brasileiros que têm um plano médico. Então, nós acreditamos que, mesmo com a crise financeira, o ramo odontológico vai crescer e o Paraná é um exemplo disso", diz.
Capacitação - Na avaliação do presidente da Uniodonto Paraná, os treinamentos promovidos pelo Sistema Ocepar/Secoop, envolvendo os cooperados e os colaboradores, têm um grande peso no sucesso obtido pelo setor. "Isso está sendo um marco, um diferencial no nosso crescimento pois a nossa equipe está cada mais especializada, sendo capacitada através dos fóruns, contábil, jurídico, enfim, em todas as áreas. Além disso, a Uniodonto também tem promovido feiras, palestras técnicas, entre outros eventos. Isso faz com que os cooperados e os colaboradores entendam que a Uniodonto é uma empresa diferente, quer dizer, é uma empresa cooperativa. E isso só é viável devido, principalmente, ao trabalho da Ocepar e do Sescoop. Sem todo esse apoio, com certeza nós não teríamos alcançado os números que atingimos". Luiz Humberto também ressaltou os três mil eventos realizados ao ano pelo Sistema Ocepar/Sescoop. "É um marco fantástico e nós precisamos continuar trilhando nesse caminho", afirma.
Orgulhos do Paraná - Ele destacou ainda a campanha de marketing institucional do Sistema Ocepar, Cooperativas Orgulho do Paraná, pois está abrindo caminho para novos mercados para a Uniodonto. "Essa campanha tem facilitado muito as nossas negociações comerciais", acrescenta. De acordo com Luiz Humberto, a iniciativa contribui para a valorização humana do trabalho desenvolvido pelo cooperativismo. "Nós esperamos que em 2009 aumente o número de campanhas como essas porque nós a usamos como gancho para mostrar o diferencial cooperativo", completa. Ele citou como exemplo um contato feito com o Grupo Boticário. "Quando apresentamos os vídeos da campanha e o que significa o cooperativismo eles ficaram entusiasmados em querer saber mais detalhes e elogiaram todo o material da campanha", disse Luiz Humberto.