RAMO SAÚDE III: Qualidade e satisfação são metas da Unimed Ponta Grossa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos últimos anos, a qualidade é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço e importância no mercado competitivo empresarial. É um fator que tem impacto direto no desempenho dos produtos ou serviços e, portanto, está intimamente ligado à satisfação do cliente. Em confluência com as mais modernas tendências de gestão e mercado, a Unimed Ponta Grossa se dispõe a implantar metodologias e posicionamentos que buscam viabilizar maior controle das atividades, manter-se no mercado de forma sustentável e, principalmente, agradar colaboradores e beneficiários.
Sistema 5 S- No último dia 4 de maio foi lançada mais uma ferramenta voltada para a melhoria da gestão da saúde na operadora e no HGU (Hospital Geral Unimed). O Sistema da Qualidade 5S foi apresentado aos colaboradores por um consultor que irá auxiliar na implantação do programa. O 5S é um método organizacional criado nos anos 50 por japoneses, que usavam um conjunto de normas que melhorava a qualidade de vida diária. O Programa 5S tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e seu conceito, traduzido para a língua portuguesa, significa seleção, ordem, limpeza, saúde e autodisciplina.
Objetivos - Entre os principais objetivos da metodologia, podemos citar a organização, melhoria das condições do local de trabalho, redução das despesas e melhor aproveitamento de materiais, maior satisfação dos colaboradores, menos acidentes de trabalho, motivação das equipes, melhoria na qualidade dos serviços prestados e aumento da produtividade. "Uma das missões da Unimed é prestar assistência segura aos beneficiários, por isso todos os setores devem trabalhar unidos para que as metas sejam alcançadas", disse o consultor em soluções de saúde Rodrigo Della Torres.
Conceitos - Ele falou ainda sobre as novas realidades do mercado, adaptação às tendências e esforços para a obtenção da qualidade. "A qualidade procura mudar a cultura das pessoas através da busca da excelência, atingir qualidade depende muito do desempenho dos colaboradores e da disponibilidade de cada um em estar o tempo todo preocupado em melhorar", salientou Rodrigo. Durante duas horas de curso, o consultor apresentou cada conceito que compõe o Sistema 5S. Através de exemplos e dinâmicas ele envolveu os participantes com a missão de justificar a importância da empresa focar-se no cliente.
Assembleia - De acordo com o presidente da Unimed Ponta Grossa Dr. Gilberto Baroni, a Assembléia Geral de março de 2010 decidiu lançar o Programa da Qualidade através do 5S, para que o hospital e a operadora continuem crescendo. "A Unimed é líder de mercado no segmento de saúde em Ponta Grossa, mas muito longe deste fato nos dar tranqüilidade, temos que encarar isto como um desafio à superação e à melhoria contínua", justificou o médico. Ainda de acordo com o presidente, melhorias na gestão rendem frutos aos beneficiários, colaboradores e médicos cooperados. "Temos o desafio da mudança de mentalidade, hábitos e questionamentos de nossos atos. "Só o compromisso com a qualidade dos serviços garantirá no futuro o sucesso alcançado até hoje", finalizou.
Implantação - O processo de implantação do Programa 5S irá se estender durante seis meses. Nesta primeira fase os 384 colaboradores passarão pela fase de orientação e sensibilização. Na sequência, o consultor fará um diagnóstico institucional e depois a montagem sistemática efetiva do Programa 5S. Após um treinamento específico para os setores haverá a qualificação de auditores internos. No término do prazo estipulado o consultor apresentará a auditoria final para a diretoria da Unimed. (Imprensa Unimed Ponta Grossa)