RAMO SAÚDE: Unimed PR participa de Congresso em São Paulo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"O papel da Auditoria no Modelo de Atenção Integral à Saúde" foi o tema do 2º Congresso Nacional Unimed de Auditoria em Saúde, que aconteceu em São Paulo, de 19 a 21 de setembro. Participaram todos os auditores médicos da Unimed PR, Dr. Sérgio Maciel Molteni, Dra. Lilian Lang, Dr. José Roberto Tebet (presidente da ABAM - Associação Brasileira de Auditoria Médica), Dr. Marlus Volney de Moraes e também o consultor da Cooperativa em Medicina Baseada em Evidência Dr. Moacir Pires. Entre as enfermeiras auditoras, estiveram presentes Luciane Schmitt, Giuliana Jacomini e Tânia Conte.
Palestras - Luciane Schmitt foi uma das palestrantes e falou sobre "Métodos Para Qualificação de Prestadores". Apresentou o projeto piloto que a Unimed PR utiliza, onde os hospitais foram classificados em sete níveis que vai de N 0 - N 6, sendo que N 0 diz respeito aos hospitais creditados na ONA (Organização Nacional de Acreditação). Foram analisados quesitos como organização administrativa, tecnologia, infra-estrutura, recursos humanos, entre outros. A classificação permite que a Operadora possa compatibilizar qualidade e custos dos prestadores. No Brasil, só a Unimed PR e Santa Catarina realizam este trabalho.
Auditoria Médica - Outra palestrante da Unimed PR foi a Dra. Lilian Lang que apresentou o tema "Auditoria Médica Concorrente". Diferente da auditoria médica de liberações e de revisão de contas, que ocorrem no início e no fim do processo, a auditoria concorrente acontece durante a internação. O objetivo é otimizar o internamento "Muitas vezes, por exemplo, o hospital fica esperando a liberação de um procedimento para este ser realizado e enquanto isto o paciente permanece internado sem ter seu problema resolvido e com custos para a operadora", explica. A auditoria concorrente diminui este risco, agilizando as liberações necessárias e otimizando prazos e custos. "Participamos da criação da auditoria concorrente em Curitiba no ano 2000. Antes, o processo era considerado policialesco, mas aos poucos as pessoas compreenderam que o objetivo é garantir que o usuário tenha o atendimento adequado", explica.Participantes - Tanto para os palestrantes quanto para os participantes do Congresso, o encontro foi uma oportunidade ímpar. Inscreveram-se 430 pessoas, entre técnicos de auditoria, enfermeiros e médicos. Uma chance de troca de informações importante. Segundo Dr. Molteni, o evento trouxe informações de melhoria técnica para auditoria. "As palestras foram úteis e produtivas", avalia. Para Dr. Marlus, o principal foco das palestras foi mostrar que a auditoria está voltada, principalmente, para a saúde do beneficiário, através de ações de promoção de saúde e de prevenção de agravos. "Várias metodologias de auditoria foram discutidas, mostrando resultados positivos que cada ação localizada tem. Foi importante verificar que várias Singulares do Paraná estiveram presentes", conclui. (Imprensa Unimed PR)