RECONHECIMENTO: Prêmio Nobel da Alimentação homenageia brasileiros

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Entre 16 e 20 de outubro, os brasileiros Alysson Paolinelli e Edson Lobato serão homenageados com o World Food Prize, reconhecido como versão do que seria o ‘Prêmio Nobel da Alimentação’, em Des Moines (EUA). O prêmio tem patrocínio da Kemin Industries, especializada em produtos e insumos para a nutrição humana e animal, que na mesma semana realizará o seu simpósio científico anual, com a discussão das mais modernas alternativas para produção de alimentos seguros e de qualidade. Des Moines, capital do estado do Iowa, região central dos Estados Unidos, torna-se a capital mundial da alimentação entre 16 e 20 de outubro de 2006. Nesse período, dois grandes eventos que contribuem para aplacar a fome no planeta ocorrem quase que simultaneamente no município, atraindo as atenções não apenas da comunidade científica, mas também das organizações globais que atuam na produção e na distribuição de alimentos, autoridades governamentais e demais segmentos envolvidos no suprimento das necessidades do mundo por alimentos seguros e de qualidade.

Representantes - São eles o World Food Prize, reconhecido como o ‘Prêmio Nobel da Alimentação’, e o Simpósio Científico Anual da Kemin Industries, conglomerado presente em mais 50 países, que oferece produtos e insumos para alimentação e saúde – inclusive dos animais –, que ajudam a melhorar a qualidade, a segurança e a produção de alimentos no planeta. O Brasil tem presença assegurada e indispensável em Des Moines naquele período. Pela primeira vez em duas décadas de realização do World Food Prize, o País será homenageado. E mais, com dois representantes: os engenheiros agrônomos Edson Lobato (Embrapa Cerrados) e Alysson Paolinelli (ex-ministro da Agricultura). Lobato e Paolinelli serão agraciados juntamente com o pesquisador norte-americano Andrew Colin Mclung com o World Food Prize 2006 pelo trabalho realizado em prol do explosivo crescimento da produção agrícola no Cerrado brasileiro, iniciado na primeira metade da década de 70.

Homenageados - “Alysson Paolinelli, enquanto ministro da Agricultura, possibilitou o desenvolvimento da produção agrícola no Cerrado brasileiro, com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Edson Lobato trabalhou incansavelmente para aumentar a fertilidade do solo do Cerrado no Brasil Central, atividade que se tornou altamente produtiva e colocou o País no comércio mundial de grãos. O World Food Prize deste ano terá como proposta central responder à seguinte pergunta: “A sociedade conseguirá produzir durante os próximos 10 anos o mesmo avanço obtido na última década em relação ao aumento da oferta de alimentos para o ser humano?” Este tema será discutido pelo dr. Hans Jöhr, presidente corporativo da área de agricultura da Nestlé, que apresentará palestra durante as reuniões técnicas do WFP. (Fonte: Texto Assessoria de Comunicações / Altair Albuquerque)

Conteúdos Relacionados