RECONHECIMENTO: Unimed Curitiba recebe o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Unimed Curitiba conquistou o “16º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito”, na categoria empresa, com o case “Se beber, não dirija”. Uma prova de que a cooperativa se preocupa com a segurança e a vida dos cidadãos. A cerimônia de premiação será feita no mês de agosto, em Curitiba. O prêmio tem como objetivo receber e divulgar as principais sugestões da sociedade para aumentar a segurança no trânsito. De acordo com o presidente da Unimed Curitiba, Sergio Ioshii, tendo como foco do seu trabalho a busca pela preservação da vida, a Unimed Curitiba cansou de assistir ao registro crescente dos acidentes de trânsito provocados pela combinação explosiva entre bebida alcoólica e trânsito e desenvolveu uma ampla campanha de conscientização. “A cooperativa foi em busca de um ponto comum, capaz de provocar nas pessoas o princípio da responsabilidade coletiva.” No Brasil, 30 mil pessoas morrem a cada ano em acidentes de trânsito. Um prejuízo de R$ 5 bilhões aos serviços de saúde pública.
Inovadora - Segundo J Pedro, iniciador do Programa Volvo de Segurança do Trânsito e atual consultor nacional do programa, a importância da Unimed Curitiba estar à frente de uma campanha de segurança, qualifica a cooperativa como inovadora em relação à Unimed Brasil. O exemplo de Curitiba pode ser seguido em outras singulares da cooperativa. A Unimed Curitiba inspirou-se, para elaborar a campanha, em histórias reais e decidiu não aceitar pacificamente a projeção e a evolução do percentual do número de acidentes dos últimos anos, mais o crescimento da população e o aumento dos carros em circulação. A probabilidade matemática indicava que até o final de 2005 o número de pessoas mortas vítimas de acidente de trânsito em Curitiba poderia ultrapassar a marca de 120 pessoas. Algo em torno de 20% a mais do que 2004. Sempre tendo como indício deste aumento o consumo de bebidas alcoólicas pelos motoristas. “A idéia não era proibir, nem criar novas punições ou mudar a legislação atual. A cooperativa, portanto, resolveu envolver o Governo do Paraná, a Prefeitura de Curitiba, os veículos de comunicação e todos aqueles dispostos a construir um novo cenário nas ruas da cidade”, afirmou Sergio Ioshii.
Campanha - A campanha foi recheada com filmes de televisão, spot de rádio, anúncios de jornal, revista e ações promocionais. Foram realizadas ainda parcerias com o Detran, BPTran e Diretran. Motoristas foram abordados com o pedido para não dirigir após beber e também aderir à campanha adesivando o seu carro com a mensagem. Foram distribuídos 50 mil adesivos para carros, em Curitiba. Unimed Curitiba tem em mente que o melhor ponto da campanha é a comprovação de que a responsabilidade coletiva representa a escala mais eficiente para a introdução de mudanças fundamentais na sociedade. O projeto foi coordenado pelo então vice-presidente da cooperativa, Rached Traya. De acordo com a Volvo, foram recebidos nesta edição do prêmio 215 trabalhos, vindos de 92 municípios e 15 estados, divididos em seis categorias: Cidade, Empresa, Estudante, Universitário, Geral, Imprensa e Motorista Profissional. “Com este prêmio, completamos quase duas décadas incentivando a criação de uma cultura do trânsito no Brasil. A segurança é um dos três valores essenciais da Volvo, junto à preocupação com o meio ambiente e a qualidade”, explica Solange Fusco, gerente de comunicação coorporativa da Volvo do Brasil. (Imprensa Unimed Curitiba)