Redução do ICMS para o feijão é antiga reivindicação das cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O decreto estadual que reduz a alíquota de ICMS sobre o feijão pode representar o retorno dos investimentos das cooperativas à cadeia produtiva do grão. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Estado, o governador Roberto Requião assinaria ainda nesta sexta-feira o decreto, reduzindo o imposto de 12% para 2%.


Segundo o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, a medida vem atender antiga reivindicação do setor produtivo. “A incidência elevada do imposto era uma das barreiras que impediam a atuação das cooperativas na cadeia produtiva do feijão. Havia perda de competitividade num ramo onde a informalidade prevalecia”, explica.


De acordo com Costa, o novo cenário deve estimular o retorno do setor ao cultivo do feijão. “As cooperativas terão possibilidade de investir em tecnologia de produção junto aos agricultores, além de incrementar e aperfeiçoar os sistemas de beneficiamento e comercialização, gerando empregos no campo e na cidade”, conclui o superintendente adjunto da Ocepar.

Conteúdos Relacionados