RESPONSABILIDADE SOCIAL: COEP/PR reúne parceiros para apresentação de resultados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida do Paraná (COEP/PR), realiza na próxima segunda-feira (10/12), em Curitiba, no auditório do Sistema Ocepar, reunião para apresentação dos resultados do Projeto COEP/PR de Desenvolvimento Comunitário. A reunião será às 14 horas e terá a presença do presidente do COEP Nacional, André Spitz e demais representantes das entidades parceiras. Participam também os representantes técnicos das organizações que integram o Comitê, entre elas, Bacen, Banco do Brasil, Caixa, Correios, BRDE, Cefet, CIEE, Copel, Dataprev, DRT, Eletrosul, Emater, Embrapa Florestas, Funai, Ibama, IBGE, Incra, INSS, Itaipu Binacional, Mcomm Comunicação Dirigida, Ministério da Agricultura, Ocepar, Seab, Seed, Serpro, Smab Universidade Tuiuti do Paraná.
Vila Audi - O projeto Desenvolvimento Comunitário é realizado na Vila Audi, na periferia de Curitiba. A ação é focada nas 08 Metas do Milênio estabelecidas pela ONU em 189 países, incluindo o Brasil. Estas metas, que devem ser atingidas até 2015, incluem a erradicação da pobreza e da miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos, redução da mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Metas do Milênio - Conceição lembra de que o Comitê, em parceria com diversas instituições tem conseguido no Paraná realizar projetos que atendem as 08 Metas do Milênio. Ela enumera: Meta 01 - geração de renda - panificadora comuntária; Meta 02 - curso de alfabetização de jovens e adultos; capacitação profissional na área de marcenaria; biblioteca na Escola; Meta 03 - Perspectiva de Gênero - realizados encontro e fóruns com as mulheres da Vila Audi para diagnóstico das prioridades de trabalho para essa clientela - diagnóstico já realizado, inclusive com a participação de consultoria de especialista em Pesrspectiva de Gênero; Meta 04, 05 e 06 que são metas ligadas à saude: foram realizadas ações de saúde bucal para 500 alunos da Escola Municipal da Vila Audi, incluindo atendimentos de urgência para 120 alunos na Clínica Odontológica da Universidade Tuiuti; oficinas sobre a importância da amamentação para adoelscentes gestantes e mães da Vila Audi;palestras sobre sexualidade infantil e drogas e sobre violência as professoras da Escola Municipal da Vila Audi; Meta 07 - educação ambiental - diferentes ações sobre esse tema, incluindo um passeio sobre a comunidade com os alunos da Escola para o conhecimento do meio ambiente onde vivem. As preocupações desses alunos e a constatação do que viram será objeto de um livro a ser publicado em abril de 2008; palestras, oficinas com os alunos, professores e pessoas da comunidade sobre o meio ambiente e preservação do mesmo; filmes sobre o assunto, plantação de mudas de plantas; e Meta 08 - instalação de um Telecentro na Vila Jardim União Ferroviária e instalação de uma Escola de Microinformática no Clube de Mães da comunidade de Moradias Cajuru e outras tantas mais.
Avanços - A Secretária Executiva do COEP/PR, Conceição Contin, ressalta que foram muitas as conquistas obtidas em 2007. "Temos ações focadas em todas as Metas do Milênio e com resultados bastante significativos", diz. Entre estes resultados, Conceição cita a criação da biblioteca na Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves, de uma panificadora comunitária e de um Telecentro. Os conselheiros do Comitê terão a oportunidade de conhecer in loco as obras, já que haverá uma visita à Vila Audi após a reunião. Também no encontro de segunda-feira serão feitas homenagens a parceiros que contribuíram para o atingimento das metas e o lançamento do selo, feito pelos Correios, e que leva marca do trabalho (Metas do Milênio) do COEP. O selo estará estampado em uma camiseta, cuja criação é assinada pelo estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch.
Mobilização social - Criado em 1993, o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida é uma rede nacional de mobilização social que nasceu como resultado de um desdobramento do Movimento pela Ética na Política, liderado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Formado por entidades públicas e privadas, o COEP está profundamente comprometido com seu papel no desenvolvimento econômico e social do Brasil. No Paraná, o comitê desenvolve programas sociais nas áreas de: capacitação profissional, educação para a cidadania, desenvolvimento local, geração de emprego e renda, campanhas emergenciais e de saúde e capacitação para o trabalho.