RESPONSABILIDADE SOCIAL: Unimed Curitiba ganha selo pelo 4º ano consecutivo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O conjunto das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) da Unimed Curitiba possibilitou receber pelo quarto ano consecutivo o Selo Unimed de Responsabilidade Social 2006, concedido pela Unimed do Brasil. A metodologia usada para conceder o selo às cooperativas contempla a análise das ações desenvolvidas e cadastradas no Banco de Responsabilidade Social e que contemplam sete itens gerais que são valores e transparência, público interno, meio ambiente, comunidade, clientes, fornecedores, governo e sociedade. Depois da análise, a cooperativa recebe uma pontuação que define o estágio de responsabilidade social em que se encontra. No caso da Unimed Curitiba, o estágio é o equivalente a três (pontuação obtida entre 71 e 90 pontos, num total de 100 pontos), e significa que a cooperativa assimilou o conceito da gestão socialmente responsável e está na fase de maturidade.
Núcleo - A responsabilidade social sempre fez parte do dia-a-dia da Unimed Curitiba. Em 2003, as ações foram organizadas e estruturadas no Núcleo de Responsabilidade Social. Uma das ações desenvolvidas no ano passado foi a campanha “Se beber, não dirija”, que conquistou o “16º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito” na categoria empresa. Segundo o diretor-presidente da Unimed Curitiba, Sergio Ioshii, a combinação entre bebida alcoólica e trânsito é uma das principais causas de acidentes com automóveis. Por isso a cooperativa patrocinou a campanha premiada a fim de estimular a reflexão da comunidade sobre o assunto e estimular a responsabilidade coletiva. A campanha foi composta de filmes de televisão, spot de rádio, anúncios de jornal, revista e ações promocionais. Foram também distribuídos 50 mil adesivos para carros.
Lixo seletivo - Outras ações de destaque incluem a coleta seletiva de lixo, o gerenciamento de resíduos em saúde e o programa de consumo consciente de água, energia, papel, transporte e comunicações. Somente com energia elétrica, o consumo na cooperativa caiu 15% no segundo semestre de 2005 em comparação a 2004. O Doutor Ônibus é outra ação socialmente responsável bem sucedida. Trata-se de um ônibus especialmente transformado para oferecer à população atividades de medicina preventiva tais como medida da pressão arterial e cálculo do índice de massa corporal. Ele é utilizado em campanhas em empresas, ruas e parques de Curitiba.