REUNIÃO DE DIRETORIA: Sistema Ocepar debate medidas contra a crise
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A diretoria da Ocepar e os conselheiros do Sescoop-PR reuniram-se na sexta-feira (07/07), na sede da entidade, em Curitiba. Na pauta do encontro, temas como as medidas adotadas pelo governo federal para amenizar os impactos da crise na agropecuária e o orçamento para a qualificação profissional de dirigentes, colaboradores, cooperados e familiares. A análise das medidas adotadas pelo governo contra a crise foi um dos principais assuntos da reunião. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, fez um relato aos diretores e conselheiros acerca das pendências ainda existentes em relação às ações emergenciais implementadas. Temas como medidas administrativas para liberações das garantias do Pesa/Securitização e Recoop, fonte de recursos para alongar as parcelas do Recoop, agilização das operações junto ao BNDES e necessidade de reunião com a Febraban e BNDES para a implementação das medidas, mereceram especial atenção dos dirigentes cooperativistas.
Grupo de Trabalho - Os diretores também relacionaram e avaliaram os principais pontos que deverão ser analisados pelo Grupo de Trabalho, que atua para encontrar soluções emergenciais e estruturais para superar a crise. Entre as medidas estruturantes já sugeridas pelo grupo, constam a proposta para a captação de recursos externos para impulsionar o agronegócio, criação de um programa de garantia de renda mínima para o agricultor (garantia de preço mínimo e seguro rural), desoneração tributária sobre produtos, serviços e insumos, programa de genéricos com a liberação do comércio de insumos junto ao Mercosul e agilização do registro de novos produtos, programa de infra-estrutura, cabotagem, melhoria nos portos e estradas, defesa agropecuária e CTNBIO.
Sescoop-PR - Em relação ao Sescoop-PR, foi analisada e aprovada a reformulação orçamentária que prevê aplicação superior a R$ 7 milhões em qualificação profissional de dirigentes, colaboradores, cooperados e familiares. Os treinamentos implementados pelo Sescoop-PR vão beneficiar mais de 95 mil pessoas vinculadas às cooperativas do Estado. “A reunião foi importante porque diretores e conselheiros puderam debater e deliberar sobre temas relevantes para o sistema cooperativista, como as medidas emergenciais e estruturantes de combate à crise na agropecuária e o direcionamento orçamentário do Sescoop-PR”, avaliou o presidente Koslovski.