REUNIÃO INSTITUCIONAL II: Indicadores econômicos e financeiros são apresentados para a Unimed Cianorte
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mesmo mantendo praticamente estável o número de beneficiários – quase 12 mil –, a Unimed Cianorte registrou um aumento 27,93% no faturamento em 2020, chegando a R$ 41,9 milhões e, até o primeiro semestre de 2021, o montante já havia atingido R$ 22,8 milhões. Segundo o presidente da cooperativa médica, Alcione Brusiguello Faidiga, esse quadro positivo se deve a uma série de ações que vêm sendo implementadas desde 2019. “Esse resultado representa uma somatória de medidas internas, que nós começamos a tomar de maneira mais austera”, relatou Faidiga, na tarde desta terça-feira (31/08), durante a 79ª reunião institucional virtual realizada neste ano pelo Sistema Ocepar.
Apresentação - O encontro foi coordenado pelo analista técnico da Gerência de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR (Gecoop), Jessé Rodrigues. Na oportunidade, ele apresentou os dados consolidados do cooperativismo paranaense e do ramo saúde, referentes ao fechamento do ano passado, além dos indicadores econômicos e financeiros da Unimed Cianorte, comparando os números com os de outras cooperativas paranaenses do mesmo ramo e região. “De maneira geral, 2020 foi um marco para todas as cooperativas do Paraná e a Unimed Cianorte conseguiu melhorar os indicadores, se capitalizou, gerou um bom resultado e obteve um bom faturamento, que é um resguardo, digamos assim, para que a cooperativa possa se preparar para possíveis desafios que irão aparecer”, afirmou Rodrigues.
A cooperativa - Fundada em 1989, a Unimed Cianorte é uma das 37 cooperativas do ramo saúde registradas no Sistema Ocepar. Ela possui 11.939 beneficiários, 115 médicos cooperados e 109 funcionários. “A Unimed Cianorte é uma cooperativa de pequeno porte e o nosso objetivo é sempre acertar e fazer o melhor. E é muito bom ter olhos externos para nos auxiliar”, afirmou Faidiga. “Muito obrigado pela apresentação. Percebi que há muita gente envolvida nesse trabalho de acompanhamento feito por vocês”, acrescentou o presidente da cooperativa.
Reajuste negativo - Durante o encontro, Faidiga também expressou preocupação com o percentual negativo de reajuste para os planos de saúde individuais ou familiares, de -8,19%, estabelecido no início de julho pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que deverá ser aplicado no período de maio de 2021 a abril de 2022. Em sua avaliação, se essa decisão não for revertida, as cooperativas do ramo vão enfrentar sérios problemas. “O sistema cooperativo é forte e nós precisamos que ele atue para que isso não ocorra”, enfatizou. Para Faidiga, as mobilizações feitas até o momento pelo setor precisam ser reforçadas. O analista do Sescoop/PR se comprometeu em comunicar aos gestores da entidade o pleito da Unimed Cianorte. “Pode deixar que vamos levar essa reivindicação de vocês ao conhecimento da diretoria executiva do Sistema Ocepar”, afirmou Rodrigues.
Participantes - Também participaram da reunião virtual, o diretor vice-presidente da Unimed Cianorte, Marcos Pedro Gomes, o diretor financeiro, Marcelo Tadeu Fontanini Palka, a coordenadora administrativa, Vanda Pinel Nascimento, e a conselheira fiscal Sonia Maria Vieira Aragão. Pelo Sistema Ocepar, estava ainda presente o analista Rodrigo Donini.