REUNIÃO INSTITUCIONAL: Unimed Curitiba ostenta números positivos mesmo em meio a momento difícil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os indicadores obtidos em 2020 mantiveram a Unimed Curitiba na primeira posição no ranking do ramo saúde no Paraná. Os números foram apresentados na manhã desta quinta-feira (13/05) pela Coordenadoria de Monitoramento do Sescoop/PR, durante reunião institucional entre o Sistema Ocepar e a cooperativa. Fundada por 23 médicos no dia 6 de agosto de 1971, a Unimed Curitiba, que tem 5.059 associados, 1.287 funcionários e uma carteira com 536.155 beneficiários, encerrou o ano com faturamento de R$ 2,8 bilhões e sobras de R$ 178,1 milhões. Para o presidente da cooperativa, Rached Hajar Traya, os resultados obtidos no ano passado refletem o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de 50 anos, “com a mesma dedicação, preservação de valores e objetivos”.
Eficiência - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que abriu e coordenou o encontro, o 19º na modalidade virtual neste ano, falou das vantagens dos eventos realizados na modalidade remota, entre elas a que permite a participação da diretoria executiva e de profissionais da entidade, ou seja, com a presença de mais pessoas, o que não seria possível em reunião presencial. “Temos, por exemplo, a participação do presidente José Roberto Ricken, dos três superintendentes, gerentes e coordenadores das três entidades, enfim todas as áreas da casa estão à disposição da cooperativa na reunião, para ouvir e dar encaminhamento à solução de suas demandas.”
Articulações - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao iniciar a sua participação, elogiou o trabalho da Unimed Curitiba, enaltecendo a paixão que os cooperados e funcionários têm pelo trabalho em um momento crítico devido à pandemia do coronavírus. O presidente relatou as ações que a entidade tem feito em defesa das cooperativas paranaenses tanto na esfera federal, com articulações, junto com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no Congresso Nacional, em vários ministérios, principalmente da Economia, Agricultura e Infraestrutura, relacionados, por exemplo, à reforma tributária, continuidade de linhas de crédito, como também sobre a questão da concessão de rodovias no Paraná, inclusive com a participação das lideranças das entidades que compõem o G7. Também citou o empenho em melhorar o relacionamento com deputados federais e senadores da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e o acompanhamento de matérias do interesse do cooperativismo na Assembleia Legislativa do Paraná. E abordou a importância da intercooperação entre os vários ramos do cooperativismo, como estratégia de fortalecimento das cooperativas.
Pauta - Durante a reunião foram tratados vários assuntos, como Cenários do Cooperativismo, com destaque para o ramo saúde e, especialmente, os indicadores da Unimed Curitiba, pelo coordenador de Monitoramento, João Gogola Neto; o PRC200, o novo ciclo do plano estratégico para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo, abordado pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, e pelo coordenador técnico da Gerência de Desenvolvimento Técnico, Silvio Krinski.
Compromisso - Ao final da reunião, o presidente da Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya, agradeceu a apresentação dos dados da cooperativa. “É um trabalho que o Sistema Ocepar tem realizado em benefício das cooperativas, com profissionalismo e fraternal relação. E, para nós, é emocionante ver a nossa história contada por outros e com tão boas tintas”, enfatizou. Quanto à intercooperação, Traya revelou que a intenção é realizar trabalho com cooperativas de outros ramos para que se tornem clientes da Unimed Curitiba, com vantagens para todos, afinal “as riquezas que são geradas aqui acabam ficando na região, transitam no sistema no estado”. Segundo ele, isso traz benefícios aos cooperados, funcionários, usuários e para a comunidade. E quanto ao PRC200, disse que “é um dever institucional das cooperativas participarem deste planejamento, que é de todo o sistema cooperativista”.